sábado, outubro 15, 2011

ORAÇÃO DO PROFESSO

Dai-me, Senhor, o dom de ensinar,

Dai-me esta graça que vem do amor.
 
Mas, antes do ensinar, Senhor,
 
Dai-me o dom de aprender.
 
Aprender a ensinar
 
Aprender o amor de ensinar.
 
Que o meu ensinar seja simples, humano, alegre e com amor.
 
Que eu persevere mais no aprender do que no ensinar.
 
Que minha sabedoria ilumine e não apenas brilhe
 
Que o meu saber não domine ninguém, mas leve à verdade.
 
Que meus conhecimentos não produzam orgulho,
 
Mas cresçam e se abasteçam da humildade.
 
Que minhas palavras não firam e nem sejam dissimuladas,
 
Mas animem as faces de quem procura a luz.
 
Que a minha voz nunca assuste,
 
Mas seja a pregação da esperança.
 
Que eu aprenda que quem não me entende
 
Precisa ainda mais de mim,
 
E que nunca lhe destine a presunção de ser melhor.
 
Dai-me, Senhor, também a sabedoria do desaprender,
 
Para que eu possa trazer o novo, a esperança,
 
E não ser um perpetuador das desilusões.
 
Dai-me, Senhor, a sabedoria do aprender
 
Deixai-me ensinar para distribuir a sabedoria do amor.


Antonio Pedro Schlindwein

Nenhum comentário: