domingo, agosto 29, 2010

Assim, se é feliz! (Salmo 1)

Assim, se é feliz! (Salmo 1)

Felizes são aqueles
A Bíblia não diz o que é felicidade, mas que tipo de gente é feliz.
que não se deixam levar
Isto é só o não ir, ou é ir na direção oposta?
Aposto que é ir na direção contrária!
pelos conselhos dos maus,
Contrariam os maus, logo, primeiro. discernem a maldade e, então, colocam-se contra.
Vai do mais simples: como rir às custas do sofrimento de alguém, até a construção de um sistema que arranca o sorriso da face dos pobres.
que não seguem o exemplo
dos que não querem saber de Deus
Deus existe, logo, existe um jeito certo de viver!
Quem sabe de Deus, sabe de viver.
Viver como Jesus, que amava a Deus acima de tudo, e andava por todo o canto fazendo o bem, é saber de viver.
e que não se juntam com os que zombam
de tudo o que é sagrado!
O ser humano é sagrado!
O acesso a Deus, à terra, ao trabalho, à saúde, à moradia, ao transporte, à educação é sagrado.
Os que sonegam tal acesso, seja por seus atos ou pelo sistema que sustentam, são os zombadores do que é sagrado.
O planeta é sagrado!
Os que o destroem por qualquer meio, inclusive pela omissão, são zombadores de tudo o que é sagrado.
Felizes os que vão na contramão dos zombadores!
Pelo contrário, o prazer deles
Têm o prazer no lugar certo!
Porque o prazer não é lugar!
E tem lugar certo para o prazer.
está na lei do Senhor,
A lei do Senhor é o amor!
e nessa lei eles meditam dia e noite.
É gente engajada em praticar o amor,!
E amor se aprende amando.
Felizes os que vão contra tudo o que é desamor a Deus – o que fere a sua criação.
Felizes os que vão contra tudo o que é desamor ao próximo – o que o alija de seus direitos.
Essas pessoas são como árvores
que crescem na beira de um riacho;
elas dão frutas no tempo certo,
Essa gente se indigna, mas não se estressa...
Sabem que estão na força de Deus.
Quando a gente , na força de Deus, luta a luta de Deus, tudo é só uma questão de tempo.
e as suas folhas não murcham.
E não perdem a alegria e a esperança... Mesmo em meio a lágrimas!
Assim também tudo o que
essas pessoas fazem dá certo.
Porque fazem o que é certo, sempre dá certo!
Mesmo que a história dê errada!
Porque fazer o certo dá certo em sua feitura.
Dá certo pelo simples fato de ter sido feito, porque era o que tinha de ser feito!
Mesmo que não gere imediata mudança na história...
Não é desempenho, é fruto.
O mesmo não acontece com os maus;
eles são como a palha
que o vento leva.
A maldade apavora, mas não se sustenta.
No Dia do Juízo eles serão condenados
e ficarão separados
dos que obedecem a Deus.
A maldade não triunfará na história.
Pois o Senhor dirige e abençoa
a vida daqueles que lhe obedecem,
porém o fim dos maus
são a desgraça e a morte.

Cruzes!

Cruzes!

Há três cruzes:

  • 1- A cruz do ascetismo, onde a gente se restringe para ser puro.
  • 2- A cruz do estoicismo, onde a gente se restringe para ser disciplinado.
  • 3- A cruz de Cristo, onde a gente é incluído na morte dele.
Nas duas primeiras cruzes, a gente se mata, mas não morre: não importa quão boas sejam as intenções, a maldade, instrumento da morte, sempre vence.
Na cruz de Cristo, a gente não se mata, mas morre!
A Cruz de Cristo, por satisfazer o eterno princípio da justiça, alcança, para nós, perdão junto ao Pai! E nos tira do inferno!
Ter sido incluído na morte de Cristo, dá-nos o privilégio de ser incluídos na vida ressurreta de Cristo.

E a vida de Cristo tira o inferno de nós!

Agora a gente pode dizer não à maldade que há em nós, e, a cada vez que dizemos não, a vida de Cristo avança em nós.

quinta-feira, agosto 26, 2010

AMEAÇAS REAIS À DEMOCRACIA BRASILEIRA

AMEAÇAS REAIS À DEMOCRACIA BRASILEIRA

2444353439_b348e5f536_m Não creio que o golpe na democracia, usando a própria democracia, que está em curso na Venezuela, possa acontecer no Brasil. Nossas instituições democráticas estão bem consolidadas e são mais fortes do que as do país de Hugo Chaves. Temos imprensa livre e que tem feito severas críticas aos erros do governo Lula. Há muito interesse econômico externo no Brasil. Nossa economia é mais dinâmica e multifacetada. 
Os riscos são outros. Já estão presentes no Brasil:



1. O aparelhamento das instituições públicas brasileiras. Há membros do PT espalhados pelos principais orgãos públicos brasileiros, numa distribuição de cargos que não segue o critério do mérito, mas da filiação partidária e adesão ideológica.



2. A compra da fidelidade de movimentos sociais. Sabe-se que o governo Lula tem nas suas mãos setores inteiros desses movimentos, que dependem de verba pública para viver.



3. A formação de um Estado paternalista. Sem sua política assistencialista, o índice de aprovação do atual governo, jamais estaria no nível em que hoje se encontra. Porém, este tipo de mentalidade avilta a dignidade humana, por tratar o ser humano como incapaz de ser senhor da sua própria história, levando-o a depender das migalhas de um Estado que o infantiliza. 

Essa política gera cidadãos despreparados para a inserção num mercado de trabalho que exige, mais do que nunca, boa formação educacional. Ela representa um ônus elevado para os setores produtivos da sociedade, que gostariam de ver mais investimento em infraestrutura, educação, segurança, saúde, moradia e trabalho. 

Não defendo deixar o brasileiro faminto perecer de fome, mas ajudá-lo concomitantemente a sair da miséria em que se encontra mediante trabalho duro e educação.



4. A disseminação da visão de mundo marxista. É impressionante a predominância deste tipo de mentalidade nas universidades, movimentos sociais e instituições públicas. O marxismo é bom como denúncia das doenças do capitalismo, mas péssimo como prescrição do remédio para os seus males. Sua função é humanizar o capitalismo, não substituí-lo.



5. A criação da ditadura do ventre. Temo, que parte do povo brasileiro, passe a ver como inimigo quem, em vez de lhe prometer comida de graça, promete tão somente educação e trabalho.

Antonio Carlos Costa

Post Scriptum

Peço que você não confunda o texto acima com cristianismo. Essa é tão somente a minha opinião.



quarta-feira, agosto 25, 2010

Detento na Bahia mostra todo o seu talento musical na carceragem

Eu, porém, vos digo...

Muito concretas e ponderadas as colocações e os pontos de vista da candidata à presidência da república, Marina Silva, especialmente quando tenta mostrar uma possível conciliação entre política e princípios fundamentais, o que são constitutivos, primeiramente, do ser humano e ratificado pelo Evangelho de Jesus Cristo. A acusação do Sr. Plínio à candidata Marina Silva, de que faz um discurso conciliador e que “pensa que Jesus vem resolver tudo sozinho”, ilustrando assim que isto que faz a candidata não é política porque não há um confronto com a realidade, parece-me sem fundamento, como sem fundamento é sua oposição ao uso dos símbolos religiosos nas repartições públicas.

Ninguém é tão bobo para se pensar que os problemas do Brasil resolver-se-iam unicamente por ações religiosas ingênuas. Ora, a fé não é isto, não é ingênua, mas uma proposta concreta de transformação e ao mesmo tempo um confronto. Gostei quando a candidata se defendeu, dizendo que “não pensa que Jesus vá resolver tudo”, ou seja, em outras palavras, sozinho não, mas a partir do momento em que cada cidadão, católico ou não, juntamente com os nossos representantes, deixem-se plasmar pelos valores perenes, então ai estará agindo a Boa Nova. A proposta de Jesus era concreta e não um teatro. Jesus dizia: “Vocês aprenderam assim, a Lei diz assim. Eu, porém, vos digo...! “Fico pensando – disse Marina Silva – nas questões que Jesus diria hoje quando falasse “Eu, porém, vos digo!”. Concluiu a questão deixando claro que que não há contradição entre os fundamentos da política quanto ao bem comum e a justiça pregada por Jesus.

Bastante louvável a iniciativa da TV Canção Nova e Aparecida em promover o debate entre os candidatos presidenciáveis. Só é lamentável que tenhamos sido privados da candidata do PT, Sra. Dilma, líder das pesquisas e que não justificou justamente a sua ausência. Que seja uma resposta para o povo brasileiro, especialmente para o povo católico. Fica a grande mensagam de que a Igreja está preocupada com a sociedade, com os problemas humanos porque ela leva em conta a integralidade da pessoa, visando o bem comum, é claro, mas, sobretudo, a salvaguarda dos direitos fundamentais em vista da vocação do homem à vida eterna. “Eu, porém, vos digo...”, com esta autoridade de Jesus podemos sim, fazer desta fé, não “uma revolução social”, mas um confronto por causa da verdade de que ai onde estiver uma pessoa humana estará sempre Jesus Cristo e Sua Igreja.

O Boato

"Ora, um boato é uma espécie de enjeitadinho que aparece à soleira duma porta, num canto de muro ou mesmo no meio duma rua ou duma calçada, ali abandonado não se sabe por quem; em suma, um recém-nascido de genitores ignorados. Um popular acha-o engraçadinho ou monstruoso, toma-o nos braços, nina-o, passa-o depois ao primeiro conhecido que encontra, o qual por sua vez entrega o inocente ao cuidado de outro ou outros, e assim o bastardinho vai sendo amamentado de seio em seio ou, melhor, de imaginação em imaginação, e em poucos minutos cresce, fica adulto - tão substancial e dramático é o leite da fantasia popular -, começa a caminhar pelas próprias pernas, a falar com a própria voz e, perdida a inocência, a pensar com a própria cabeça desvairada, e há um momento em que se transforma num gigante, maior que os mais altos edifícios da cidade, causando temores e às vezes até pânico entre a população, apavorando até mesmo aquele que inadvertidamente o gerou."

Erico Veríssimo (Trecho do livro "Incidente em Antares", no cap.56 da parte 1)

Tiago Vianna e Gladir Cabral: Bela Valsa

Bela Valsa - com Gladir Cabral e Tiago Vianna


terça-feira, agosto 24, 2010

Brasileiro é preso no Egito com bíblias.

Um guia turístico brasileiro está detido no Cairo, capital do Egito, sob a acusação de promover atividades religiosas, o que é proibido pelas leis locais.
Segundo a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, o homem, que vive no Egito, foi detido com outras duas brasileiras, que já foram liberadas.

A namorada do brasileiro, que vive no Maranhão, disse ao Jornal Hoje que ele ia visitar as pirâmides e foi detido por policiais que encontraram as bíblias e folhetos evangélicos no carro em que ele viajava.

De acordo com o Itamaraty, a embaixada do Brasil no Egito está tomando providências para que o brasileiro seja liberado.

Podcast: #94: Consciência Política


Ouça aqui.

segunda-feira, agosto 23, 2010

Glória e Paz Nas Alturas

Glória e Paz Nas Alturas 

Composição: Tony Osanah

Conversões imaginárias

Conversões imaginárias

por C. S. Lewis:

Se o cristianismo é verdadeiro, então por que nem todos os cristãos são necessariamente mais agradáveis do que os não-cristãos? O que está por trás dessa questão é em parte razoável e em parte inadmissível. A parte razoável é esta: se a conversão ao cristianismo não representa nenhum aperfeiçoamento nas ações do ser humano – se ele continuar sendo tão metido, rancoroso e vingativo; tão corroído pela inveja ou ambicioso como antes – então teremos fortes motivos para suspeitar que sua “conversão” foi totalmente imaginária. Depois da nossa conversão inicial, toda vez que achamos que fizemos algum avanço, esse é o teste que devemos aplicar. Sentimentos delicados, novos insights, um interesse maior pela “religião” podem não significar nada, se o termômetro indicar que a nossa temperatura continua subindo. Nesse sentido, o mundo secular está totalmente certo em julgar o cristianismo por seus resultados. Uma árvore é conhecida pelos seus frutos; ou, como diz o dito popular, a prova do pudim está em comê-lo. Quando nós, cristãos, nos comportamos mal, ou deixamos de nos comportar como deveríamos, tornamos o cristianismo desacreditado para o mundo lá fora. Os cartazes e panfletos dos tempos de guerra diziam que conversa fiada pode custar vidas. A recíproca é verdadeira: “vidas fiadas” dão o que falar. Se levarmos nossas vidas sem responsabilidade, as pessoas de fora começarão a falar; e nós teremos lhes dado bons motivos para duvidar do próprio cristianismo.

(C. S. Lewis em “Mero Cristianismo”, transcrito em “Um Ano com C. S. Lewis”, Ed. Ultimato, 2005, p. 230)

sexta-feira, agosto 20, 2010

Pocket show do Jorge Camargo


Pocket show  do Jorge Camargo em parceria com a W4 Editora.
O repertório vai de canções do Somos Um, às novas parcerias com o Gladir Cabral, mais canções inéditas e algumas pérolas da MPB.
Jorge Camargo estará acompanhado pelo Maurício Caruso nos violões, Daniel Maia no baixo e Misael Barros na bateria.
O espaço para o público é pequeno, mas haverá transmissão ao vivo pela internet, http://www.ustream.tv/channel/portal-cristianismo-criativo
 
whaner Aquecendo os motores para o #showdebolso via Twitter

Momento #mimimi 
Os convites para o show foram sorteado via Twitter e, tive a sorte de ganhar, mas o azar de não poder ir...

Cidades e reflexões III – Filipos


Paulo escreveu aos Gálatas: “não pode haver judeu, nem grego, nem escravo, nem livre, nem homem, nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus” (Gl. 3.28). É isso que vemos na cidade de Filipos.
Estamos provavelmente no ano de 49 d.C.. A comitiva composta por Paulo, Silas, Timóteo e Lucas desembarca em Filipos, uma cidade composta em sua maioria de gentios. Colônia romana, nela residiam muitos veteranos de guerra que recebiam terras do império como pagamento pelos serviços prestados.
Lá encontramos três personagens muito diferentes um do outro: uma comerciante próspera, Lídia; uma jovem escrava anônima, possessa por um espírito maligno e um carcereiro, provavelmente um veterano de guerra romano.
O que poderia unir estas pessoas de nacionalidades diferentes, oriundas de contextos diferentes e com necessidades diferentes? Só o evangelho de Cristo.
A conversão de Lídia é narrada quase como um poema, de forma delicada: “O Senhor abriu o seu coração para atender a mensagem de Paulo”. Apesar de ser temente a Deus, não conhecia o Senhor; essa lacuna intelectual foi preenchida pela ação do Espírito.
O mesmo poder que renova mentes, liberta do mal. É o que vemos naquela escrava possessa. Era uma representante de uma camada social desprezada pela maioria: mulher, gentia e escrava. Mas, uma vez liberta, torna-se cativa a Jesus e membro do Corpo.
O carcereiro romano era um homem endurecido pela vida. O que experimentara em guerras cauterizou sua consciência. Mas o Espírito Santo a despertou novamente para a maior necessidade de sua alma, a salvação: “o que devo fazer para ser salvo?”, perguntou.
Em Filipos vemos o maravilhoso poder unificador do evangelho de Cristo. Esse é o poder que deve atuar na igreja, onde não pode haver pobre, nem rico; nem flamenguista, nem vascaíno; nem intelectuais; nem iletrados, mas todos devem ser um em Cristo.

Autor e Fonte: mmlourenco

quinta-feira, agosto 19, 2010

Favela carioca usa biblioteca para combater o crack

"Um livro aberto é um cérebro que fala. Fechado, um amigo que espera. Esquecido, uma alma que perdoa. Destruido, um coração que chora." Voltaire
O acervo conta com 600 obras até agora, todas vindas de doação
A comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, está implantando uma biblioteca comunitária para afastar os jovens do crack e das drogas.
O acervo conta com 600 obras até agora, todas vindas de doação. Falta montar as estantes e desempacotar a maior parte dos títulos - alguns já estão acessíveis para os mais de 200 mil moradores da região.
O idealizador do projeto, Rafael Cruz Nascimento, afirma que tem dois amigos que caíram no mundo das drogas, o que o inspirou no projeto.
- Passei os livros para eles e eles gostaram. Eles querem mudar, mas é difícil quando se entra nesse mundo [das drogas]. Esquece de família, de amigos, de tudo.

segunda-feira, agosto 16, 2010

“AS PASSAGENS DA VIDA”

“AS PASSAGENS DA VIDA”

"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares.

É o tempo da travessia: e se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
Fernando Pessoa
 
vi no site da I.P.Jardins

domingo, agosto 15, 2010

Música e Idolatria

Cam Huxford, da Mars Hill Church, igreja do pastor Mark Driscoll, fez esse vídeo para contar a história de sua idolatria.

sábado, agosto 14, 2010

Companheiros

Companheiros
Mia Couto*
quero
escrever-me de homens
quero
calçar-me de terra
quero ser
a estrada marinha
que prossegue depois do último caminho

e quando ficar sem mim
não terei escrito
senão por vós
irmãos de um sonho
por vós
que não sereis derrotados

deixo
a paciência dos rios
a idade dos livros

mas não lego
mapa nem bússola
porque andei sempre
sobre meus pés
e doeu-me
às vezes
viver
hei-de inventar
um verso que vos faça justiça

por ora
basta-me o arco-íris

em que vos sonho
basta-te saber que morreis demasiado
por viverdes de menos
mas que permaneceis sem preço

companheiros


*Mia Couto, de Moçambique,

sexta-feira, agosto 13, 2010

Gente

por Jorge Camargo

A espiritualidade cristã nos últimos dois séculos tem ampliado seus horizontes em se tratando de ferramentas interpretativas. A Sciologia, por exemplo, tem aberto caminhos para novas leituras dos textos sagrados no âmbito das sociedades.

Já para lidar com os recônditos da alma humana, a Psicologia tem sido uma aliada na busca de uma caminhada espiritual sadia e frutífera. É impressionante observar os Salmos, poemas e canções hebraicos antigos, repletos de percepções psicológicas profundas, que ecoam pelo tempo e chegam até nós com frescor e vitalidade. Como se tivessem sido escritos anteontem e postados num blog qualquer que corre o mundo. Seu twitter tem milhões de seguidores, muitos deles anônimos, porém fiéis.

Eu mesmo tenho lançado mão dessas ferramentas de auxílio já há muitos anos e em momentos cruciais da minha vida. Alguns, mais céticos e dogmáticos, relutam em usar ou até mesmo aceitar ajuda psicológica, por exemplo.
Penso que têm seu caminho empobrecido.
Celebro tudo o que a providência divina suscita na mente e no coração de gente, colocado à disposição de gente, para que todos possamos ser gente com mais qualidade, espelhados em Deus, cujo anseio supremo foi o de tornar-se, ele mesmo, gente.

P.S.: E como poesia, conexão entre céu e terra, é a força criadora que move o mundo, um singelo poema dedicado a todos os que labutam na nobre tarefa do cuidado da alma...

MÉDICO FERIDO
Precioso esforço de ler
O que se passa na alma
Bendito empenho em prover
Consolo que anima e acalma

É como ser um jardineiro
Que tem a fé, o dom de ver
Além das flores cavoucar
Trazer à tona um mundo inteiro

É como um médico ferido
Que encarna o outro em seu sofrer
Veste suas dores e ao se olhar
Encontra um tesouro escondido

Jorge Camargo é músico e compositor.
Via Cristianismo Criativo

quinta-feira, agosto 12, 2010

RÉQUIEM POR UM CONDENADO

RÉQUIEM POR UM CONDENADO
Geir Campos  

Não é de hoje que se matam homens
Em nome da justiça, Caryl Chessman,
Das idiossincrasias dos verdugos:
houve tempo em que a morte era torneio
em circo de gladiadores
ou diversão na arena com leões,
e houve a morte na cruz, o empalamento,
a fogueira das Santa Inquisição,
a forca, o pelourinho, a guilhotina,
o muro emparelhando carabinas,
tiro simples na nuca, morte múltipla
em câmaras de gás, morte singela
numa cadeira elétrica
                                -  requintes
da guerra contra a vida em plena paz...
isso sem cogitar da morte escusa,
doméstica, abafada, sem jornais
-  do nadador trancado a pernoitar
no calabouço onde pernoita o mar,
do preso que se atira do sobrado
ao pétreo pátio adrede preparado...
São mortes
espetaculares umas,
veladas outras, planejadas todas;
e quanto mais se diz civilizada
a sociedade (com seus promotores
e os advogados e os legisladores
e os hermeneutas e as egrégias cortes
e as togas e as polícias e os carrascos)
tanto menos há de ostentar a morte
seu frio gume e sua boca de asco.
 
E assim foi, Caryl Chessman,
teu fim cercado de delicadezas,
com jantar à la carte e sobremesa,
palitos, guaradanapos, cafezinho,
tudo a amansar o morredor sozinho
em sua última noite social.
Manhã: tapete, padres, guardiães
solícitos, repórteres, visitas,
gente de longe a espiar pelos vidros
à prova de bala para te ver
encerrando tão brava resistência
nesse octógno verde onde se apura
o deus civil contra a própria criatura.
E que diplomacias, que cuidados
em te fazer partir de braços dados
com uma poltrona - vazia de sexo
como a sentença era falta de nexo.
Depois os
                limpos
                            grãos de cianureto
desenrolando em ácido os vapores
letais:
          nem disfarçaste os estertores
da carne tesa após 12 anos de incerteza.
 
O fim
          rápido, o forno crematório,
papel timbrado em seco relatório,
cinzas para a cidade onde nasceste,
desofícios de um credo que não leste...
 
E em
        todo o mundo
                              houve quem protestasse,
                                                   chorasse,
                                                   discutisse,
                                                   apedrejasse,
consulados em turbas exaltadas:
quantas dessas pessoas, entre tantas,
que a voz hoje levantam a apoiar-te,
cumpririam a sério a sua parte
na luta contra os erros consagrados
que te plasmaram entre os condenados
a essa e mais outras formas de vingança
de uma
           que se diz
                          civilização
incapaz de salvar uma criança?
 

Sete Sapatos Sujos”

O escritor moçambicano Mia Couto, também licenciado em Medicina e Biologia, fez uma oração de sapiência, no dia 7 de Março, na abertura do ano lectivo do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique. Excertos desta oração foram publicados no “Courrier Internacional”  de 2 de Abril. 
Destacamos “Os Sete Sapatos Sujos”:  
Não podemos entrar na modernidade com o actual fardo de preconceitos. À porta da modernidade precisamos de nos descalçar. Eu contei “Sete Sapatos Sujos” que necessitamos  de deixar na soleira da porta dos tempos novos. Haverá muitos. Mas eu tinha que escolher e sete é um número mágico. 
Primeiro Sapato: A ideia de que os culpados são sempre os outros.

Segundo Sapato: A ideia de que  o sucesso não nasce do trabalho.
Terceiro Sapato: O preconceito de que quem critica é um inimigo. 
Quarto Sapato: A ideia de que  mudar as palavras muda a realidade. 
Quinto Sapato: A vergonha de ser pobre e o culto das aparências.
Sexto Sapato: A passividade perante a injustiça. 

Sétimo Sapato: A ideia de que, para sermos modernos, temos que imitar os outros.
via: e.s.p.s.

Tira as sandálias dos pés, pois o lugar que estás é santo...
 DESAPEGO - GLADIR CABRAL

Espirro do Ateu - Dane Cook

A Oração de Thomas Merton

Senhor Deus,
Não tenho a menor ideia de para onde estou indo,
Não enxergo o caminho à minha frente,
Não sei ao certo onde irá dar esse caminho.
Também não conheço verdadeiramente a mim mesmo,
E o fato de que penso que estou seguindo a Tua vontade
Não significa que realmente esteja seguindo a Tua vontade.
Mas acredito que o meu desejo de Te agradar
Realmente Te agrada.
E espero ter esse desejo em tudo o que fizer,
Espero nunca me afastar desse desejo.
Sei que, se assim o fizer,
Tu me guiarás pelo caminho correcto
Embora eu possa nem saber que o estou trilhando.
Assim, confiarei sempre em Ti
Embora eu pareça estar perdido
E caminhando na sombra da morte.
E não temerei, porque Tu estás sempre comigo
E nunca deixarás que eu enfrente os perigos sozinho.


quarta-feira, agosto 11, 2010

Já não volto a dizer

Já não volto a dizer

Já não volto a dizer
“deves”
quem sou eu para empurrar
escada acima
fardos alheios
com palavras doces
penduradas em lojas
de conveniência?

Curvo-me perante todas essas
vidas tremidas
perdidas no templo
que é o mundo
os náufragos da espécie
com seus olhos grandes
e húmidos
à espera que certa manhã acorde
dentro do peito
e a luz suave e fresca da aurora
consiga romper
por detrás de uns olhos
mortiços.

(Brissos Lino) blog do Autor

Importa que haja pregação. Pregação sobre o que mesmo?

Fonte: Rubinho Pirola

Adoniram Barbosa



















Abertura das homenagens aos 100 anos de Adoniran Barbosa na estação da Luz. Realizado pela Prefeitura da cidade de São Paulo e SP Turismo em parceria com a iArtes - Instituto de Artes do Brasil. Com coreografia e direção de Nanah Pereira.

terça-feira, agosto 10, 2010

Aninha e suas pedras

Aninha e suas pedras

Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Cora Coralina  (Outubro, 1981)

O Testemunho

O Testemunho

Era uma pessoa simples!
E sabia onde andar.
A gente jamais o via com os que vivem da dúvida,
Nem com os que, a partir de si, tornam a tudo ridículo;
Ou com os que, absurdo, se acham o centro!
Ele era uma árvore frondosa e sempre regada.
E lidava bem com as estações!
Sabia que conseguiria, era dar, ao tempo, tempo .
Andava como alguém que sempre sabia onde ir.
Amava a Vida, mais que tudo.
Dizia que o amor é a lei da Vida, e é um aprendizado.
E vivia de amar cada vez mais a Vida, e tudo o que ela inclui!
A alegria era a sua companheira constante,
E contagiava a todos com aquele amor.

E convencia a gente de que aquele era o caminho.
E exalava a segurança da paz...
E era um ser humano feliz!

segunda-feira, agosto 09, 2010

Ariovaldo Ramos - Quem é Jesus?


O pastor Ariovaldo Ramos em uma mini-pregação especial para a equipe da i-TV, fala sobre as duas igrejas que foram formadas: A igreja da multidão, que só se interessa pelo que Deus pode lhes oferecer, e a igreja dos discípulos que se preocupam em realmente imitar Jesus. Em um vídeo simples e conciso demonstra quão perniciosa pode ser a teologia da prosperidade e quão contrário à Jesus pode ser cada um dos que a professam.

sábado, agosto 07, 2010

tempo da colheita


tempo da colheita
Maninho
Na luz do sol que vem
Na areia,na terra será que tem
Força pra aparecer e dar esta cor
Gosto a que não tem
Jeito para plantar
E ver nascer o fruto que a terra dá
E ter alguém pra aprtilhar
Na luz do sol que vem
Na areia,na terra será que tem
Força pra aparecer e dar esta cor
Gosto a quem não tem
Jeito para plantar
E ver nascer o fruto que a terra dá
E ter alguém pra partilhar o amanhã pra sempre...
E não será em vão
O tempo da colheita chegará
Pra dividir o fruto
E não será em vão
O tempo da colheita chegará
E chegará em tempo

Estrangeiros em missão médica são mortos no Afeganistão porque ‘pregavam cristianismo’

Um grupo de dez profissionais da saúde – entre eles oito estrangeiros – foi morto no noroeste do Afeganistão por atiradores, informou a polícia neste sábado (7). Os assassinatos ocorreram quando eles voltavam de uma incursão para oferecer ajuda oftalmológica para populações carentes. O Talibã assumiu a responsabilidade pelas mortes e acusou os médicos de pregar o cristianismo.

O diretor executivo da ONG Missão de Assistência Internacional, Dirk Frans, disse à agência de notícias Reuters que foram encontrados corpos de oito estrangeiros – cinco homens e três mulheres – e de dois afegãos. Segundo ele,  o grupo original era de 12 pessoas – seis americanos, uma inglesa, uma alemã e quatro afegãos. Frans afirmou que dois afegãos conseguiram escapar da matança.
O grupo estaria viajando há duas semanas e perdeu contato com a entidade na quarta-feira. Segundo Dirk Frans, na sexta-feira, um afegão que escapou da emboscada ligou para avisar do ocorrido.

Um comunicado, a embaixada americana disse ter informações das mortes, mas que ainda não havia sido possível confirmar que eram americanos.
“Essa tragédia tem impacto negativo na possibilidade de continuar servindo a população afegã, como temos feito desde 1996″, diz um comunicado da entidade. “Esperamos que isso não inviabilize nosso trabalho que beneficia mais de 25 mil afegãos todos os anos.”
O grupo era composto de médicos, enfermeiros e assistentes e foi atacado quando voltava a Cabul pela província de Badakhshan. Entre os mortos estava o optometrista americano Tom Little, que trabalhava no Afeganistão há mais de 30 anos.
Fonte: O Verbo / G1