quarta-feira, setembro 08, 2010

Conflitos em Moçambique fazem brasileiros se sentirem 'aprisionados'

'Ouvimos tiroteio das 8h até a hora em que fomos dormir', contou brasileira.Confrontos em protestos já deixaram sete mortos em Maputo.

Daniel Buarque Do G1, em São Paulo


A primeira mensagem de alerta chegou no celular da voluntária brasileira em Maputo logo na manhã de quarta-feira (1º). A empregada da jornalista Bibiana Gomes, de Santo André (SP), dizia para ela não sair de casa, avisando sobre os protestos que tomariam conta da cidade pelos três dias seguintes, deixando um saldo de dez mortos e centenas de feridos. Desde então, Gomes e seu marido ficaram trancados em casa quase o tempo todo, sempre alertados por mensagens de amigos a respeito dos riscos. Eles saíram de casa apenas rapidamente na manhã de sexta-feira (3) para comprar comida e voltar para casa.
"Da minha janela, vemos incêndios, tumultos. A gente se sente aprisionado porque nunca tínhamos tido esta sensação de não poder sair de casa porque a qualquer momento pode ter uma explosão de violência. Sentimos esta tensão", contou Gomes ao G1, por telefone, desde Maputo, para onde se mudou há seis meses para trabalhar como missionária. Ela disse que mora numa zona limite de segurança, o bairro da Coop, uma área mais segura perto do centro de Maputo, mas que fica próxima de bairros em que há confrontos. Da varanda de casa, ela gravou imagens que mostram a tensão nas ruas e que deixam ouvir barulhos de tiro. Assista ao vídeo.

 

 

Nenhum comentário: