terça-feira, agosto 03, 2010

REMÉDIO AMARGO DA PREGAÇÃO

REMÉDIO AMARGO DA PREGAÇÃO

3238193954_ebb9f2d6f8_mEste final de semana, mais uma vez, desci do púlpito com a impressão de que me excedi demais no tom de voz e na maneira de apresentar a mensagem. Que tarefa difícil pregar! Quem é suficiente para essa obra?

Há momentos que penso que muitos me acham neurótico em razão de algumas das minhas enfases na pregação. Enfatizo muito nas minhas mensagens o caráter incerto, árduo e fugaz da vida. Regularmente insisto na perdição metafísica e moral do homem sem Cristo. Não deixo de mencionar que a nossa condição é trágica, e que palavras tais como felicidade, alegria e paz, só fazem sentido no cristianismo. Esses conceitos são expectativas irracionais e irrealizáveis sem a esperança do evangelho. Sem as promessas cristãs é completa perda de tempo falar sobre eles.

O que deve deixar estas pessoas que preocupam-se com a minha saúde mental atônitas, é me ouvirem dizer que faço tudo deliberadamente. Prego sobre toda esta sorte de fatos trágicos para levar as pessoas ao desespero. Admito que, quem não crer no evangelho após me ouvir, vai viver pior.

O que posso fazer? São fatos. Fatos. O Espírito Santo é o Espírito da verdade. Onde quer que sua luz brilhe, seres humanos se depararão com as grandes verdades da vida. O cristianismo visa nos colocar com os pés no chão.

Deixe-me lhe dizer a razão de sermões considerados tão cruéis. O cristianismo não funciona na vida de quem não se encontra desesperado. Ninguém vai ao médico sem se sentir doente, especialmente quando descobre que sua enfermidade é grave. 

Não tenho a mínima intenção de fazer, como certos pensadores existencialistas fazem, com que pessoas sintam-se tão somente chocadas com fatos sobres os quais geralmente não pensam. Caso não tivesse resposta nenhuma para oferecer, ficaria calado, uma vez que não há sentido em dizer para as pessoas que a vida não tem sentido.

Prego desse modo porque sonho com uma geração que ame o evangelho a partir da compreensão do que ele representa para a vida humana. Em nenhum outro lugar encontramos boa notícia. Falo sobre informação que satisfaça a mente de quem, justamente por usar o cérebro, sabe que sem uma referência infinita, pessoal e graciosa, não há prazer na vida que possa livrar o ser humano do desespero existencial.

Peço graça a Deus para saber comunicar estas verdades com educação, originalidade e clareza. Rogo que Deus me preserve de todo comportamento no púlpito que possa fazer com que pessoas não me ouçam devido à minha forma mal educada ou caricata de pregar.

Porém, oro para que Ele nunca permita que deixe de pregar a sua Palavra, por mais ofensiva que ela seja, pois não há outra maneira de libertar o homem que não seja pela proclamação da verdade. Verdade que revela a extensão da sua desgraça e a infinidade do amor de Deus revelado em Cristo.


Nenhum comentário: