quinta-feira, agosto 26, 2010

AMEAÇAS REAIS À DEMOCRACIA BRASILEIRA

AMEAÇAS REAIS À DEMOCRACIA BRASILEIRA

2444353439_b348e5f536_m Não creio que o golpe na democracia, usando a própria democracia, que está em curso na Venezuela, possa acontecer no Brasil. Nossas instituições democráticas estão bem consolidadas e são mais fortes do que as do país de Hugo Chaves. Temos imprensa livre e que tem feito severas críticas aos erros do governo Lula. Há muito interesse econômico externo no Brasil. Nossa economia é mais dinâmica e multifacetada. 
Os riscos são outros. Já estão presentes no Brasil:



1. O aparelhamento das instituições públicas brasileiras. Há membros do PT espalhados pelos principais orgãos públicos brasileiros, numa distribuição de cargos que não segue o critério do mérito, mas da filiação partidária e adesão ideológica.



2. A compra da fidelidade de movimentos sociais. Sabe-se que o governo Lula tem nas suas mãos setores inteiros desses movimentos, que dependem de verba pública para viver.



3. A formação de um Estado paternalista. Sem sua política assistencialista, o índice de aprovação do atual governo, jamais estaria no nível em que hoje se encontra. Porém, este tipo de mentalidade avilta a dignidade humana, por tratar o ser humano como incapaz de ser senhor da sua própria história, levando-o a depender das migalhas de um Estado que o infantiliza. 

Essa política gera cidadãos despreparados para a inserção num mercado de trabalho que exige, mais do que nunca, boa formação educacional. Ela representa um ônus elevado para os setores produtivos da sociedade, que gostariam de ver mais investimento em infraestrutura, educação, segurança, saúde, moradia e trabalho. 

Não defendo deixar o brasileiro faminto perecer de fome, mas ajudá-lo concomitantemente a sair da miséria em que se encontra mediante trabalho duro e educação.



4. A disseminação da visão de mundo marxista. É impressionante a predominância deste tipo de mentalidade nas universidades, movimentos sociais e instituições públicas. O marxismo é bom como denúncia das doenças do capitalismo, mas péssimo como prescrição do remédio para os seus males. Sua função é humanizar o capitalismo, não substituí-lo.



5. A criação da ditadura do ventre. Temo, que parte do povo brasileiro, passe a ver como inimigo quem, em vez de lhe prometer comida de graça, promete tão somente educação e trabalho.

Antonio Carlos Costa

Post Scriptum

Peço que você não confunda o texto acima com cristianismo. Essa é tão somente a minha opinião.



Nenhum comentário: