quarta-feira, julho 07, 2010

As minas do rei Salomão

Em terra de cego, quem tem um olho só enxerga o que quer.

É mais um cego, guiando outro, a um lugar qualquer.

Só é rei, quem pode ver mais longe, como se estivesse perto.

Quem pode dormir e descansar mesmo tendo o olho aberto.

Quem não tem colírio e usa óculos escuros não pode perceber as cores,

Quem tem pressa e come cru, não aprecia os diversos sabores.

Mais vale um pássaro no céu, que nas mãos de um traficante,

Um pouco de liberdade vale mais que um diamante! 

Mais vale um leão morto, que um cão que só late.

Bem melhor a mão que cura, que afaga, que a que bate.

Nada como um dia após o outro, quando se tem um alvo a alcançar.

Porem, todo o tempo é sempre pouco, pra se viver e amar. 

Homem que é homem agüenta o tranco embora as vezes chore.

A vida é dura pra todo mundo; mas pior pra quem é mole.

Se o bom cabrito não berra, quando a cobra fuma e o bicho pega,

Quem ama o bom conselho sofre menos sobre a face dessa terra. 

Se de grão em grão, a galinha enche o bico, valorizar o pão de cada dia é que é ser rico!

Quem vive de olho no futuro, tropeça no presente, quebra a cara, paga mico.

Nunca foi melhor pingar do que secar! Sorvo a vida de rios, não de poços!

Prefiro a ânsia do sonho que a letargia da mediocridade me corroendo os ossos! 

O seguro morreu de velho, o desconfiado ainda está  vivo e eu sou eterno!

É a força do meu Deus e não a minha esperteza que me livra do inferno.

E se tudo vira dinheiro; dizem que se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia!

Porem a sabedoria, na solução dos problemas tem muito mais serventia.


Para ruminar vida afora:
“Porque melhor é a sabedoria do que jóias e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela. Eu, a sabedoria; habito com a prudência e disponho de conhecimentos e conselhos.” Provérbios 8:11,12
Fonte: irmaos.com

Nenhum comentário: