domingo, maio 02, 2010

TREMENDO ESCÂNDALO

espanto - espantoTREMENDO ESCÂNDALO

“Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios” (1Co 1.23)

Escândalo (Gr.: skálon: pedra, obstáculo que faz tropeçar) é um fato ou acontecimento que contraria e ofende sentimentos, crenças, convenções morais ou religiosas estabelecidas. Os mais antigos certamente se lembrarão da falecida atriz Leila Diniz que chocou a sociedade em 1971 ao aparecer grávida numa praia do Rio de Janeiro exibindo a barriga de fora. Tal fato pode soar estranho hoje, mas à época foi considerado chocante. O que dizer então, do astro do cinema Clark Gable, que em 1933, em uma cena, tirou a camisa e estava sem camiseta por baixo? Foi um escândalo.
Igreja é um lugar que possui incontáveis histórias de escândalos. Num passado recente, muita gente foi considerada anátema e colocada para fora do círculo da fé por motivos que hoje seriam considerados banais. E a “escandalização” da igreja produziu (e tem produzido) um exército de pessoas que muito dificilmente serão recuperadas novamente para o Reino.

Jesus nunca teve problemas com prostitutas, ladrões, ou com flagrantes de adultério, nem se escandalizou com festas, comidas, beijo, perfumes… Na verdade, as coisas que o incomodavam sempre estavam ligadas ao desamor, e ao uso indevido das coisas do Reino.
Ele próprio veio para ser escândalo e pedra de tropeço para muitos (1Pe 2.8). O Mestre escandalizou aos religiosos de sua época ao permitir que seus discípulos comessem sem realizar a ablução – o ritual de lavar as mãos – que foi motivo de indignação para os judeus. E ainda aproveitou para trazer um dos grandes ensinamentos do Evangelho: “não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto sim, contamina o homem” (Mt 15.11).

Em outra ocasião entabulou uma conversa em público com uma mulher – algo impensável para um homem de bem – e pior, com uma samaritana. Samaritanos eram mal vistos pelos judeus, que os consideravam impuros, povo de “segunda classe”, e espiritualmente espúrios. Até mesmo os seus discípulos ao verem a cena de Jesus sentado junto ao poço com aquela mulher ficaram espantados. Sim, Jesus causou escândalo porque quebrou preconceitos, quebrou uma tradição de cinco séculos de ódio profundo entre aquela gente.
Auge da I Guerra Mundial, noite de Natal de 1914, soldados alemães de um lado nas trincheiras, separados das tropas inglesas por arame farpado e uma terra de ninguém entre eles. Do lado alemão começou-se a entoar cânticos natalinos. Os ingleses, ao ouvirem, também cantaram seus hinos. Logo silenciaram as armas e os soldados alemães saíram das valas lamacentas e caminharam pelo campo escuro. O mesmo fez o inimigo. Apertaram-se as mãos, trocaram presentes, e conversaram por horas durante a fria madrugada, confraternizando-se como se fossem amigos há anos. Foi um gesto impressionante, que Paul McCartney eternizou com a bela canção Pipes of Peace. Alguns dias depois, quando os generais souberam do ocorrido, aquilo foi tratado como um escândalo inadmissível numa guerra. Gestos de amor sempre são chocantes para quem está mergulhado em conflitos.

Creio que aos olhos de Cristo, o maior de todos os escândalos é a falta de amor. Tudo o mais é digno de misericórdia e compreensão, pois onde é “abundante o pecado”, ele entra com o antídoto da “superabundante graça”. Acolher ao pecador e tratá-lo com dignidade e amor não significa concordância com o erro, mas uma oportunidade de permitir a manifestação da graça curadora de Deus sobre a sua vida. O Mestre quer nos ensinar que o seu Reino não é lugar para melindres, infantilismos, e nem pele hipersensível.
Quem ainda é frágil na fé está sempre se escandalizando. Mesmo assim, Paulo ensina que precisam ser acolhidos; e nos vigiemos para que não sejamos “tropeço ou escândalo” (Rm 14.13) para eles. Tais pessoas são chamadas de “frágil na fé” porque sua consciência ainda não amadurecida se perde nas pequenas coisas: “não toqueis nisso, não manuseies aquilo”. Paulo diz que essas coisas em si “não são nada” (1Co 8.4), mas por causa da consciência deles é melhor não fazer para que não sejam escandalizados (Rm 14.21).

Entretanto, é preciso crescer, amadurecer. O próprio Paulo se sentia “fiscalizado” pelos melindrosos irmãos recém-convertidos do judaísmo que desejavam cerceá-lo, mas ele confrontou-os brandindo a “liberdade que temos em Cristo Jesus” (Gl 2.4). Lembro-me quando ainda era um jovem seminarista, e exibia uma espessa barba no rosto, um irmão disse-me que aquilo não ficava bem para um pastor (para ele um rosto limpo era mais importante que possuir um coração limpo). Tive de escolher: ou seguia a consciência fraca do irmão, que me exigia um visual “limpo”, ou seguia a liberdade que tenho em Cristo.

Escandalize-se, mas pelos motivos certos. Devemos sim, nos escandalizar e nos chocar, mas….
  • Com as tragédias familiares provocadas pelas drogas,
  • Com a corrupção dos nossos governantes,
  • Com o engano dos lobos vorazes disfarçados de pastores,
  • Com o mercantilismo da fé,
  • Com a “oração da propina” feita por deputados evangélicos,
  • Com a perseguição aos cristãos na Índia, Indonésia e na Coréia do Norte,
  • Com a pobreza e a dor dos que sofrem por causa da injustiça,
  • Com a desafeição entre pais e filhos e filhos e pais,
  • Com o desamor existente entre os cristãos.
O que te choca?
 

Nenhum comentário: