quarta-feira, abril 07, 2010

O Perdão

O Perdão


Agostinho de Hipona
"Como agradecerei ao Senhor" o ter-se a minha memória recordado destes fatos e a minha alma não ter sentido temor? Amar-vos-ei, Senhor, dar-vos-ei graças e confessarei o vosso nome, porque me perdoastes ações tão má e tão indignas. Atribuo à vossa graça e à vossa misericórdia o terdes-me dissolvido, como gelo, os pecados. À vossa graça devo também o ter fugido do mal que não pratiquei. Oh! de que não era eu capaz, se até amei, sem recompensa, o pecado?
Confesso que tudo me foi perdoado: o mal que de livre vontade cometi e o que não pratiquei graças à vossa ajuda. Que homem há que, refletindo na sua enfermidade, ouse atribuir às próprias forças a sua inocência para Vos amar menos, como se lhe fosse pouco necessária a misericórida com que perdoastes os pecados aos que voltam para Vós? Aquele que, a vosso convite, seguiu o chamamento e evitou as faltas - que agora lê em mim, quando as recordo e confesso - não se ria de eu ter sido curado da minha doença por Aquele médico. Por Ele foi-lhe concedido não cair na mesma doença, ou antes, fez com que enfermasse com menos gravidade. Por conseguinte, ame-Vos ele outro tanto. Mas que digo eu? Ame-vos ainda mais, por me ver a mim livre de tão grande enfermidade, graças Àquele por quem, do mesmo modo, se vê desenredado de tão grande languidez de pecados.
(Santo Agostinho em suas Confissões, p.72 e 73.) 
Via: Soli Deo Gloria

Um comentário:

Nelson Monteiro disse...

Santo Agostinho, grande filósofo e teólogo que a Igreja Católica teve (na Terra).
Tenho o livro com suas confissões, muito bacana!