terça-feira, abril 20, 2010

Educando sobre a areia ou sobre a rocha?

Educando sobre a areia ou sobre a rocha?

Na parábola que o texto de Mateus 7.21-27 registra, Jesus fala de dois tipos de construção: sobre a areia e sobre a rocha.

Aborda sobre os que constroem sobre a areia quando declara no v. 21: “Nem todo que diz Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus”. Jesus deixa claro aos discípulos que ouvir e não compreender, ou compreender e não fazer é o mesmo que construir a vida sobre a areia.

Refere-se aos que constroem sobre a rocha quando declara no v. 21: “aquele que faz a vontade de meu Pai”. Jesus fala dos discípulos que ouvem, compreendem e fazem a vontade de Deus e compara-os ao homem que constrói sobre a rocha. Fazer a vontade de Deus, segundo o que registra o Sermão da Montanha (Mt 5-7) é ter o Reino de Deus como eixo de vida e a justiça como primeira prática.

Podemos ler esta parábola, na perspectiva da educação e perguntar: estamos educando sobre a areia ou sobre a rocha?

I - Quando saber se estamos educando sobre a rocha?

1. Quando na transmissão do conhecimento temos o alunado como sujeito e participante ativo na construção do saber.

2. Quando no ato de educar exercemos a caridade, a benevolência, a bondade, a compaixão e a solidariedade, sem perder o sentido do compromisso e da disciplina ética responsável. Neste sentido, o Reino de Deus é o eixo que estimula a educação nesta instituição que é confessional.

3. Quando educamos através do diálogo e da convivência e percebemos que o alunado é composto por alunos e alunas, que têm identidade, sonhos, ideais, história de vida e saberes.

4. Quando nossa educação é relevante e transformadora a ponto dos alunos e alunas se transformarem em agentes de transformação da sociedade.

5. Quando educamos com valores e respeito à vida e à sociedade.

II - Quando saber se estamos educando sobre a areia?

1. Quando transmitimos conhecimentos considerando o alunado meramente como objeto e receptor deste conhecimento;

2. Quando achamos que nosso conhecimento é o mais importante no processo de ensino-aprendizagem e não levamos em conta as outras áreas do saber;

3. Quando avaliamos o alunado pela capacidade de memorizar e devolver o que foi transmitido em forma de uma prova ou de um trabalho e não verificamos o desenvolvimento da aprendizagem e a participação do aluno no processo de construção do saber.

4. Quando evidenciamos uma espiritualidade estática, intimista e individualizada, sem considerar aspectos como tolerância, solidariedade, justiça e paz, ou mesmo minimizamos a religiosidade na vivência humana.

5. Quando o foco da educação é o mercado, o consumo, a disputa sem ética e sem respeito à dignidade humana.

Com esta parábola Jesus encerra seu sermão intitulado de Sermão do Monte. Havia uma clara distinção entre ouvir, ouvir e fazer, fazer. Jesus quer que seus discípulos sejam movidos pelo amor a Deus e às pessoas, e não pelo amor à lei, como fariseus e escribas. Para estes a lei vinha antes das pessoas, para os discípulos as pessoas antes da lei.
No caso da educação, construir sobre a areia é construir para o mercado e construir sobre a rocha é construir para a vida a partir da vida.


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