quarta-feira, março 31, 2010

PRÁTICA DO CRISTIANISMO: A MAIOR EVIDÊNCIA DE NOVO NASCIMENTO


PRÁTICA DO CRISTIANISMO: A MAIOR EVIDÊNCIA DE NOVO NASCIMENTO

 

"Nunca vos conheci". O Senhor Jesus nos faz essa advertência solene, no Evangelho de Mateus capítulo 7 versículo vinte e três. O contexto é claro. Cristo tenta corrigir o equívoco de se dar mais importância a desempenho carismático do que à prática concreta do cristianismo.

 

Pessoas podem ficar tão encantadas consigo mesmas, em razão dos dons que possuem, a ponto de julgar que o fato de Deus usá-las através dos seus dons, seja sinal por excelência de que Deus aprova suas vidas. Podemos ir muito longe no campo das manifestações carismáticas, sem que o nosso caráter acompanhe o nosso sucesso ministerial. Podemos anunciar uma salvação que não conhecemos, encher o céu e nos privarmos da entrada nele e edificarmos com os nossos dons enquanto ao mesmo tempo destruímos com o nosso caráter.

A principal parte do cristianismo é a prática do cristianismo. Nenhuma evidência de salvação é mais inequívoca do que a obediência a Deus. Ninguém tem mais direito de se certificar da autenticidade da sua profissão de fé do que aquele que vive a fé cristã. Pelo fruto se conhece a árvore.

Essa pergunta é bastante oportuna. Milhares de pessoas encontram-se duas vezes mais perdidas espiritualmente, após o contato que mantiveram com igrejas evangélicas no Brasil. Elas aprenderam a acreditar que possa haver prova maior de salvação do que a adesão à verdade acompanhada da aplicação da verdade à vida. Disseram-lhes que as suas experiências espirituais, tais como, ver Cristo do céu sorrindo para elas, ouvir a voz de Deus no coração dizendo que seus pecados foram perdoados, contemplar Cristo na cruz olhando para elas com um olhar meigo, entre outras experiências místicas mais, são experiências de natureza espiritual, capazes de lhes dar garantia de que de fato foram salvas.

Nada na vida é evidência maior de que Deus nos ama do que o nosso amor por Ele. Nenhuma dessas experiências pode sobrepujar em importância, a prática da verdade, prova claríssima, de que a graça de Deus está presente em nossa vida.

Em muitas das nossas igrejas, nada é mais difícil do que convencer algumas dessas pessoas de que elas não foram salvas ainda, que suas experiências foram carnais, pois a fé que atua pelo amor é a forma por excelência de nos certificarmos de que nascemos de novo
.

A.C. Costa

Nenhum comentário: