segunda-feira, março 15, 2010

Glorificado seja Teu Nome

Como já divulguei antes, o blog da A Evangelista está aniversariando, e nesse mês de comemoração, ela está presentando seus leitores com o livro Você é linda, da Jenna Lucado, para ganhar o livro basta publicar até dia 15/03/2010 um texto sobre a necessidade do amor próprio no meio cristão.




Tentei escrever várias vezes sobre o tema, mas percebi que essa tarefa é mais trabalhosa do que aparentava, afinal, somos treinados a tecer milhões de palavras sobre o amor ao próximo e o amor a Deus, mas quase nunca somos encorajados a refletir sobre o amor próprio.
Creio que a razão disso, se dá pelo fato do mundo gritar com todos os pulmões que devemos nos amar, mas o que o mundo chama de amor, podemos perceber que é egoísmo puro e simples.
Segue então a minha refletxão sobre a importância do amor próprio no meio cristão, um pequeno texto que coloquei o título: Glorificado Seja Teu Nome, pois o amor próprio é também glorificar o nome do Criador, Aquele que nos amou antes da fundação dos tempos, À Ele a honra, a glória e o louvor eternamente, amém.

Glorificado Seja Teu Nome
A loucura do homem já extrapolou as profecias mais pessimistas, a desvolarização do humano é fato, e,  nessa triste toada vamos seguindo a vida...
Mas,  se por ao menos um instante, o homem vivesse a vocação primeira: Amar, correríamos o risco de ver cumprida a Palavra: "O Reino de Deus está estre vós"

O cantor Herbert Vianna cantou certa vez: "Saber amar é deixar alguém te amar...", mas  como será isso possível em um mundo onde o amor é sufocado pelo fruto nefasto da ambição? Creio que isso só será possível quando voltarmos ao abraço amoroso do Pai, pois Nele encontramos descanso.
Em Deus aprendemos amar, perdoar, doar... 
Voltando ao que disse Herbert Vianna, creio que ele não poderia estar mais certo em sua afirmativa, para saber amar é preciso primeiro deixar-se ser amado, mas não por um amor qualquer, mas pela fonte de todos os amores: Deus, que é amor em sua essência. 
Seguindo a pista deixada pelo poeta, chegamos ao profeta das lágrimas: Jeremias, um homem que lutou e relutou contra o chamado divino. Foi através de Jeremias que Deus nos fala uma verdade sublime, que como todas as palavras proferidas pelo Pai, possuem poder de curar a alma mais ressequida pela falta de amor. 

"De longe o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí." Jeremias 31:1

Todos nascemos na condição desértica do pecado, incapazes de qualquer sentimento altruísta, mas O Supremo Criador nos ensina como amar, nos atraindo com Seu amor aos Seus braços de Pai zeloso que É.
Glorificar O Nome de Deus, passa também pela aceitação própria, para chegar ao amor próprio, e  só então chegar ao amor ao próximo.

O apóstolo João escreveu que é impossível amar a Deus aquele que não ama ao seu próximo, tomando a liberdade poética, quero parafrasear o profeta escrevendo: Quem não ama a si mesmo, onde os aís são sentidos de forma mais aguda, não poderá amar o próximo...

Glorificado Seja Teu Nome... Sou sua criação, aceito Seu Amor, Sua Bondade, Seu Perdão; Aceito-me amar, como O Senhor me ama, perdoando-me pelos erros que cometi, e pelos erros que ainda cometerei.

Nenhum comentário: