segunda-feira, março 22, 2010

Filhos Manhosos

Filhos Manhosos


“Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança.” Lc 15.12
“Eu quero de volta o que é meu...”. Atualmente, as orações e canções têm se igualado com a oração do filho pródigo um verdadeiro filho manhoso, porque esses usam o Pai como um mecanismo para conseguir bênçãos, eles só sabem mandar no Pai e, além do mais, os filhos manhosos não conhecem o Pai.

“Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança”. Isso não nos parece familiar? Pois hoje temos: “Eu quero de volta o que é meu...” Fazem de Deu Pai um mecanismo para conseguirem bênçãos. Pois, essas são as orações e canções dos filhos manhosos que buscam incansavelmente a herança ou a prosperidade. É a expressão de uma busca egoísta por um deus que alimenta os caprichos do homem contemporâneo que vive em uma sociedade cada vez mais individualista, pragmática, consumista e capitalista. E assim usam Deus como um meio de conseguir os privilégios e benefícios. Esses filhos manhosos acham que o Deus Pai é manhoso também, pois usam de musicas manhosas e melosas, achando que podem barganhar com Deus Pai, como os deuses pagãos. Enfim, os filhos manhosos estão reduzindo o evangelho a técnicas ou mecanismo de como conseguir bênçãos de Deus Pai. Isso é paganismo puro!

“Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança”. Mandar! É a oração que os filhos manhosos mais sabem fazer. As musicas são iguais: Restitui! Eu quero de volta o que é meu; Sara-me! E põe teu azeite em minha dor; Restitui! e leva-me ás águas tranqüilas; Lava-me! E refrigera a minh’alma. Na verdade isso são ordens ao Deus Pai. Os filhos manhosos querem um servo e não um Pai. Isso é um fato na sociedade pós-moderna onde os filhos mandam nos pais. Essas são as atitudes da busca egoísta por Deus, pois os filhos manhosos não querem saber do Deus Pai, mas no que Ele tem para dar: herança, prosperidade, poder etc. Isso não é cristianismo, mas paganismo puro!

“Pai, quero que o senhor me dê agora a minha parte da herança”. Os filhos manhosos não conhecem o Pai que tem. Eles O confundem com qualquer pai que aceita barganha de seus filhos ou que Ele seja um servo que só serve para ser mandado. Para os filhos manhosos só tem um destino: cuidar de porcos.

Portanto, os filhos manhosos têm que deixar essas orações e musicas manhosas para aprender com provérbios 30.7-9: “Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico e nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus” E para serem filhos autênticos, como o Primogênito o Senhor Jesus Cristo que se entregou por todos. Ele nos ensina a orar assim: “Dá-nos hoje o alimento que precisamos”. Isso sim é Cristianismo!
 

Nenhum comentário: