sábado, dezembro 26, 2009

Um Inferno, Uma Noite de Terror


As imagens divulgadas pela TV estatal do Suriname mostram o clima de tensão durante a noite. Neste sábado (26), foi possível ver a destruição: um mercado foi depredado, carros e casas ficaram queimados.

O Suriname faz fronteira com o Pará. O ataque aconteceu na cidade de Albina, a 150 km da capital, Paramaribo.
Por telefone, uma brasileira conta que tudo começou na noite de Natal, depois de uma briga entre um brasileiro e um surinamês por causa de uma dívida. O morador local foi morto e uma multidão de surinameses começou a perseguir um grupo de 80 brasileiros que trabalha no garimpo da região.

Testemunhas dizem que há mais vítimas de conflito no Suriname

Foto: Editoria de Arte / G1 “Eles armado com revólver, com faca, com terçado, com pedra, com pau, com tudo que eles encontravam na frente. Nós ficou tudo apavorado”, contou Liliane Rocha Sá, uma das vítimas do ataque. Ela contou que cerca de 300 surinameses colocaram fogo num posto de gasolina, em casas e no galpão onde os brasileiros estavam acampados.
“Muita fumaça, ninguém enxergava mais ninguém e começou o desespero e não tinha saída, porque nós tava tudo lacrado nas grade, entendeu?”, disse a brasileira.
Pelo menos 24 brasileiros estão feridos e oficialmente até agora apenas uma morte foi registrada. Uma brasileira grávida foi esfaqueada e perdeu a criança. A mulher continua internada. O embaixador brasileiro no Suriname, José Luiz Machado e Costa está reunido agora à noite com autoridades surinamesas. O Itamaraty ofereceu remédios e um avião da FAB para buscar os brasileiros que queiram voltar. Segundo o embaixador, os agressores são quilombolas, descendentes de antigos escravos africanos.
“Eles se consideram os donos daquela região, e quando eles viram a autoridade deles desafiada, resolveram então dar uma lição, mostrar quem manda, por isso que fizeram um ataque forte que seguramente saiu fora do controle."
Segundo a testemunha do ataque, os brasileiros continuam com medo. “Um inferno, um inferno mesmo. Foi uma noite de terror”, disse Liliane. 
Fonte: G1





Nenhum comentário: