quarta-feira, outubro 28, 2009

Ponto de Contato (Objetos Ungidos) x Palavra de Deus - PARTE 1

por: Fabio Acauhi
ABORDAGEM BÍBLICA E TEOLÓGICA PONTO DE CONTATO X PALAVRA DE DEUS
Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém. 1 Pedro 4:11
Que a graça e a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja convosco!
INTRODUÇÃO
Louvo e agradeço a Deus pela graça da vida e por me permitir, mediante o Seu Espírito e a verdade de Sua Palavra, combater mais uma heresia que se infiltrou no meio evangélico chamada "Ponto de Contato". Veremos o que a Palavra de Deus nos ensina sobre esse tipo de recurso usado, segundo alguns pastores, para "ganham almas" e despertar a fé do ouvinte. A Bíblia é repleta de recursos usados tanto pelos apóstolos como pelo próprio Senhor Jesus.
Esta abordagem nos ensinará à luz da suprema, perfeita e suficiente Palavra de Deus e também com auxílio da hermenêutica, se realmente é aprovado por Deus o chamado "Ponto de Contato".
Somente como base para o nosso estudo, citaremos as seguintes passagens:
2 Coríntios 11:3 " Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo. "
1 Pedro 4:10 " Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. "
Gostaria antes de mais nada deixar bem claro que os pastores usam os métodos que quiserem em suas igrejas de acordo com o que a Bíblia determina e segundo o que Deus coloca em seus corações. Não é através de pensamentos de terceiros que a visão de Deus será apagada da igreja, muito pelo contrário, a intenção é auxiliar as igrejas para que o ímpio se arrependa, deixe o pecado, e se renda aos pés de Jesus. Além do mais o pastor é uma estrela, segundo o apóstolo João no livro de Apocalipse no capítulo 22 e versículo16; o pastor tem órbita própria e uma direção de Deus, mas estes métodos são para que o nome do Senhor Jesus seja engrandecido.
MÉTODO X DOUTRINA
Líderes espirituais desinformados estão transformando o MÉTODO em DOUTRINA.
Método - Processo ou técnica de ensino; modo de proceder; tratado elementar.
Doutrina - Conjunto de princípios que servem de base para um sistema religioso, público ou filosófico. (Dicionário Silveira Bueno)
Método é método e nunca vai ser doutrina, pois técnica é uma coisa e base para um sistema religioso é outra muito diferente. Estão querendo cristalizar o método forçando-o a ser doutrina.
Hoje em dia tem tanta palhaçada e sujeira dentro das igrejas que os pastores tem a sua liderança pastoral e começa trocar o poder do evangelho por matéria inanimada, ou seja, objetos "ungidos" que são pura invencionice da cabeça de pastores sem nenhuma base teológica.
Iremos provar que esse negócio de "Ponto de Contato" não funciona e não funcionará, mesmo porque Deus não usa o mesmo método, é multiforme graça e não uniforme graça.
É uma vergonha, mas nos dias atuais o evangelho não está sendo mais auto-suficiente para a cura do enfermo, libertação do cativo e do oprimido, para o crescimento espiritual e o crescimento da fé das pessoas. Pelo menos em algumas igrejas que em todo trabalho ou campanha evangelística são distribuídos essas "bugigangas ungidas" tais como:
  • - Saquinho com sal para libertação;
  • - Banho de óleo (azeite);
  • - Pasta de figo para cura;
  • - Rosas;
  • - Lodo para cura;
  • - Mel que cura;
  • - Cruz que livra;
  • - Pano ungido;
  • - Suco de uva para pingar sete gotas em cada cômodo da casa para purificar o lar;
  • - Castiçal;
  • - Chave que abre portas e muito mais bugiganga... e ainda dizem:
"Isso serve para despertar a fé das pessoas".
Irmãos do céu! Isso é muito grave! Então o evangelho de Jesus Cristo não serve para nada? Responda-me uma coisa: - O que significa este texto? Romanos 10:17 " De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. "
Paulo está falando, mediante o Espírito Santo, que o despertar da fé das pessoas vem somente pelo ouvir a Palavra de Deus, a auto-suficiência da palavra nos garante isso. A Bíblia é categórica em dizer que repetir que é pelo "ouvir" a Palavra. A Bíblia não está aqui dividindo poderes de despertar fé com objetos, isso é um grave erro da parte de pastores que crêem neste tipo de heresia! Iremos mostrar logo a seguir os perigos de implantar essas doutrinas na igreja.
Pastores dizem que é para despertar a fé; mas vejamos o que o Espírito de Deus nos fala em que a fé é fundamentada.
Hebreus 11:1 -2 " Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem. Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho. "
"Esta é uma fé fundamentada nas realidades espirituais e não nas materiais"
Irmãos, em nome de Jesus Cristo, abra os olhos, contemplem a face de Jesus e deixem de ser Tomé e creiam somente na simplicidade que há em Cristo e em seu evangelho. Eu intitulei essas igrejas de CFT - Curso de Formação de Tomé, ensinam as pessoas a terem uma fé baseada em tocar em objetos que não tem um pingo de valor espiritual.
Para aqueles que aceitam esse tipo de artifício, muito cuidado, pois crença é uma coisa e fé é outra completamente diferente. Fé está no que o autor de Hebreus citou acima e não na cabeça de pastores de pedestal. Esses tipos de pastores são muito encontrados hoje em dia; são aqueles que não tem humildade de descer do pedestal e aprender a verdadeira Palavra de Deus, pois é nela que a nossa fé é fundamentada. Mas não! O salário é bom, as regalias são boas, está tudo bem para eles. Mais mal sabem eles que darão conta de cada alma que se perde; isto é muito sério!
A AUTORIDADE QUE FOI NOS DADA POR DEUS MEDIANTE A FÉ
Lucas 10:16-21
16 Quem vos ouve a vós a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.18 E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.20 Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus.21 Naquela mesma hora, se alegrou Jesus no Espírito Santo e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve.continue lendo....
Marcos 16:15-18
15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.17 E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;18 pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.
Muita atenção aos pastores e líderes que concordam com esse tipo de artifício que só vem contribuindo para fraqueza e decadência da igreja, todos vocês estão anulando a Palavra do Senhor nosso Deus, estão agindo como se essas palavras não existissem. Através do exercício de nossa fé no Nome de Jesus que todo o poder para curar, libertar, destruir as obras de satanás e falar novas línguas nos é atribuído.
Irmãos vamos dar valor a Palavra de Deus, vamos deixar de ser marionetes nas mãos de pastores sem nenhum conhecimento de exegese bíblica, esteja em santificação, longe do pecado, orem sem cessar, coma a Bíblia que todo esse poder será atribuído a você, e não é manto, cruz, rosa, sal e etc, que vão aumentar a sua fé nem a sua autoridade. Como prova de que esses artifícios hereges só contribuem para o afastamento de um pleno conhecimento da verdade, veremos os problemas ocasionados abaixo por falta da Sã Doutrina.
MISTICISMO
"Misticismo", entre outras coisas, significa atribuir poderes a matéria inanimada.
Através do ministro do culto é feito e dito o seguinte: Ele levanta uma bandeja cheio de saquinho com mel, aqueles que se vende em qualquer bomboneria, e diz: - Meu Deus e meu Pai, eu unjo esse mel em seu Nome e, a partir de agora, não será mais um mel comum, mas quando você levar esse mel para um enfermo e ele beber estará curado de toda enfermidade!
Bela heresia não é? E mais... Levanta uma bandeja cheia de saquinhos com suco de uva, o mesmo suco usado na Santa Ceia do Senhor, ergue a bandeja e diz: Senhor meu Deus e meu Pai unge agora com o seu poder esse suco de uva, e que não seja mais um suco de uva comum mas represente agora a unção da casa desta pessoa, e onde houver uma obra do mal vai sair! E pede à pessoa para pingar sete gotas em cada cômodo da casa, para expulsar todo o mal.
Isso é misticismo, simpatia e espiritismo.
Pingar suco de uva para expulsar o mal? Em que Bíblia está escrito isso? Pois na minha não está! A minha me ensina a agir pela autoridade que me é atribuída por pelo Nome de Jesus. Nós veremos abaixo que Jesus nunca usou esses tipos de recursos.
Eu só gostaria que esses hereges respondessem uma simples pergunta: - Onde é que Jesus nos ensinou isso, e onde isso está implícito nas escrituras? Mas para esta pergunta não tem resposta! Mais uma heresia! Heresia em cima de heresia, Sã Doutrina deixada de lado, evangelho pregado superficialmente e o povo continua no erro e não se livra das garras do pecado. Sabe o que aconteceu com minha mãe recém convertida? Chegou em casa e constatou que haverá perdido o saquinho com o "suco de uva ungido".. Ela colocou a mão na cabeça desesperada e disse: - "Há! Meu Deus! Perdi meu saquinho com o sangue de Jesus, e agora! Como vou "ungir" minha casa! Ela acha que sua bênção estava única e exclusivamente no saquinho, continue lendo.... uma vez perdido, a Palavra e Jesus deixa literalmente de existir, sua oração, seu jejum, seu clamor, sua adoração, nada disso serviu. Por quê? Porque para o novo convertido, se dá alimentos e não bolotas.
Irmãos citei aqui um pequeno exemplo e não estou generalizando que todos pensam assim, mas estou colocando um dos graves pontos que faz com que a pessoa divida sua fé que deve ser única e exclusivamente em Deus, com invenções de líderes que querem manter suas igrejas cheias, mas ao mesmo tempo vazia da Palavra da Salvação.
MACUMBARIA EVANGÉLICA
Vejamos agora a que ponto está chegando a apostasia das igrejas evangélicas. Atualmente existe uma certa denominação que para atrair adeptos e freqüentadores está fazendo o seguinte: O povo tem que trazer um recipiente com água e sal e irem todos de branco para os "cultos". Chegando lá, os "pastores" "ungem" a água e derramam sobre as pessoas como uma espécie de banho, denominado "Sessão do descarrego".
Sabe como se chama isso? Macumba evangélica... mais misticismo... dar banho de sal nas pessoas, eu nunca vi isso na minha vida a não ser em centro espírita; e para quem nunca foi em um centro espírita acha tudo muito certo, mas quem já participou como eu, vejo claramente atos espíritas dentro das igrejas. É o diabo ganhando cada vez mais espaços dentro das igrejas por falta da Bíblia, por falta da Sã Doutrina e de pastores com verdadeiro conhecimento de teologia e atentos a voz do Espírito Santo.
É muito triste ver o evangelho ser jogado no lixo!!! Sabe de que forma? Pegam o sal, abrem o pacote e despeja no chão para o povo passar por cima e serem libertos de todos os espíritos que atormentam as suas vidas. Irmãos! Isso é macumba! Acendem fogueiras dentro das igrejas, pedem para apagar as luzes normais da igreja e acederam outras luzes coloridas piscando, tudo assim bem místico! O Espírito Santo não tem mais liberdade para agir sobre as pessoas, sabe porque?
Eu tenho uma aluna psicóloga, e ela me disse e provou que o homem é 80% emoção. Tempos depois assistindo a uma fita do psicólogo Pr. Silas Malafaia me é confirmado que realmente o homem é 80% emoção. Bom... Você faz o clima, apaga a luz da igreja, acende o fogo, coloca uma luz para piscar e leva o povo a se emocionar. O Espírito Santo que é bom, que fortalece que nos dá poder para vencer o pecado, nada! Porque se tivessem realmente o Espírito de Deus não havia nas igrejas todas essas abominações citadas anteriormente.
Agora, para encerrar a heresia do sal...
1 - O Brasil é o maior movimento pentecostal do mundo! Para que imitar técnicas orientais? Hein! Pastores e líderes desinformados! Vocês sabiam que distribuir sal é uma técnica oriental? Pois é, os orientais para ratificar suas promessas distribuíam sal, exatamente como é feito hoje em dia nas igrejas.
2 - Você sabia que jogar sal no chão, como é feito em algumas igrejas, representa um sinal de perpétua desolação. Não! Então faça como Deus mandou, medite na Palavra de dia e de noite (Josué 1:8-9) que vocês vão aprender e parar de pregar heresia para o povo que está necessitado de Jesus. Abimeleque quando pelejou e venceu a Gaal e assolou os siquemitas semeou sal no chão simbolizando desolação perpétua (Juízes 9:34-49). Como para quem acha que isso é certo, a Bíblia não é suficiente, com certeza irão forçar mesmo assim a Bíblia se enquadrar em seus pensamentos e métodos, mas estou orando por vocês!
Uma coisa é certa, vocês não precisam meus irmãos e minhas irmãs e nunca precisarão andar em cima de sal, levar saquinhos de sal para casa e muito menos tomar banho de sal para receber vitórias, curas e libertações. Você crê que é pecador? Você crê que sem Jesus a sua vida não é nada? Você vive segundo a vontade de Deus? Guarda os seus dois mandamentos, que é amar a Deus acima de todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo? Então você é o sal da terra!!! Você não precisa ficar andando com salzinho no bolso! Mateus 5:13 " Vós sois o sal da terra;... "
Porque se você crê que o sal que você pode tocar (palpável) vai lhe trazer alguma vitória, então você está negando o evangelho que diz que você já é o sal da terra; através deste "Ponto de Contato" você está negando a Bíblia e a Jesus Cristo. Com isso está revogando a autoridade que foi confiada a cada um de nós crente no Senhor Jesus. Pense nisto! Ajudem ao evangelho verdadeiro do Senhor Jesus ser pregado, o evangelho único e suficiente para nossa salvação.
O QUE OS "PONTOS DE CONTATOS" GERAM DENTRO DA IGREJA:
  • - Calúnia;
  • - Desunião;
  • - Uso de drogas;
  • - Sexos ilícitos. Entre casais de jovens e homossexualismo;
  • - Líderes da igreja amantes do dinheiro de forma que quando deixam os cargos, levam todos os bens que havia dado para obra;
  • - Pessoas que não olham uma para as outras;
  • - Palavras torpes dentro das dependências da igreja. Enquanto o pastor prega, há discussão e xingamento na igreja;
  • - Membros que Jesus libertou do homossexualismo e era uma bênção na igreja tiveram que sair, pois os próprios membros da igreja julgavam, zombavam e falavam do passado daquela pessoa.
Isso é um absurdo! É este tipo de ovelha que essas igrejas hereges do diabo gera, implantada pelos próprios líderes. Isso porque não pregam a Sã Doutrina; também como iriam pregar se para essas igrejas a Palavra de Deus não é suficiente, acham que a Bíblia precisa de muletas?
Convidei a minha tia católica, com uma queda ao espiritismo, para ir à igreja cultuar o Único e Verdadeiro Deus. Chegou um certo momento do culto que o pastor pegou uma caixa contendo várias cruzinhas e pediu para que os diáconos distribuíssem para as pessoas participantes do culto. Agora os irmãos imaginem que efeito devastador isso criaria na cabeça dessa pessoa uma vez idólatra. Ela pegaria a cruz distribuída dentro de uma igreja que se diz evangélica, iria colocar no altar juntamente com suas santas para adorar. Seria para ela mais um ponto de idolatria, mais um amuleto. Eu mais que depressa desconversei, puxei outro assunto para que os diáconos passassem logo com a caixa e ela não pegasse a cruz. Isso eu como amante e defensor das Sãs Palavras do Senhor Nosso Deus não posso permitir! Não estou falando isso como quem nunca erra ou como um ser impecável, pois isso são qualidades do Senhor Jesus, mas falo como santo (separado para o evangelho) e dono da verdade sim! Pois desde que nós falemos segundo as palavras de Deus sem torcê-las, somos sim, verdadeiros.
APRENDENDO COM O MINISTÉRIO DE JESUS... UM VERDADEIRO EXEMPLO!
Vamos fazer o seguinte agora... Com certeza não é esta abordagem bíblica que irá mudar um pensamento herege, mas sim o Espírito Santo.
Meditando na Palavra de Deus, podemos ver que o ministério de Jesus é rico em Curas Divinas, Libertações, Oração e muita Palavra.
Mateus 8:16-17
16 E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele, com sua palavra, expulsou deles os espíritos e curou todos os que estavam enfermos,17 para que se cumprisse o que fora pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.
Esse maravilhoso texto, que faço questão de defender, é uma grande bomba contra os "hereges das bugigangas". Cabe aqui uma pergunta aos irmãos. Com que Jesus Cristo expulsou demônios e curou as enfermidades? Com saquinhos de sal e mel? Com toalhinhas molhadas na cabeça? Com cruzinhas? Ou até mesmo com suco de uva? Irmão, em Nome do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, abram os olhos! Foi através de sua Palavra!!! A Bíblia é muito clara e simples!
Veja o ministério de Jesus que como Filho Encarnado de Deus, era a exata manifestação da natureza e do caráter de Deus.
Hebreus 1:3 " O qual, sendo o resplendor de sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas; "
O carácter de Jesus é manifesto e sustentado através da autoridade e do poder de Sua Palavra, pois é por ouvir a Palavra que nos é acrescentado a fé, é pelo mesmo poder e pela mesma autoridade que os demônios eram expelidos e os enfermos eram curados e muito mais... Há! Os mortos também eram ressuscitados, pois quando Jesus ressuscitou a Lázaro foi através de sua palavra: "E, tendo dito isso, clamando com grande voz: Lázaro, vem para fora. E o defunto saiu...". Mais uma perguntinha, Jesus saiu distribuindo algum objeto "ungido" para Maria e Marta ter fé que Lázaro iria realmente ser ressuscitado? Precisou de "Ponto de Contato" para despertar a fé de Marta e Maria? Ou a fé delas eram depositadas nas palavra de Jesus?
Para finalizar, irei citar alguns pontos e veremos no paradigma, ou seja, no modelo, no padrão que é Jesus Cristo as respostas necessárias. Vejam como Jesus nos ensinou a fazer:
- A cura do leproso: Foi realizada através de Ponto de contato? Não! Ele simplesmente disse: - "Quero; sê limpo"... Autoridade da Palavra. (Mateus 8:3)
- A sogra de Pedro: Através de Ponto de contato? Não! E tocou-lhe na mão... Autoridade! E seguindo a leitura, através da Palavra. (Mateus 8:16-16)
- O endemoninhado de Gandara: O espírito saiu através de uma fé dividida com algum Ponto de contato? Não! Jesus apenas disse: - Ide... e a legião foi para manada de porcos. Autoridade de sua Palavra! (Mateus 8:32)
- A cura do paralítico: Foi feita através de Ponto de contato? Não! Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa... Autoridade da Palavra. (Mateus 9:6)
E muito mais curas e libertações através da fé que a Palavra de Deus despertava nos cativos e oprimidos... Como :
- A mulher hemorrágica (Mateus 9:20-22)
- Dois cegos (Mateus 9:27-31)
- O homem da mão mirrada (Mateus 12:10-13
- O endemoninhado surdo e mudo (Mateus 12:22)
- A filha da mulher Cananéia (Mateus 15:21-28
- Dois cegos, inclusive Bartimeu (Mateus 20:29-34)
- Um endemoninhado na sinagoga. Esse foi um grande exemplo: Jesus disse com muita autoridade: - "Cala-te e sai dele". Isso é simplesmente maravilhoso. Glória à Deus!!! (Marcos 1:23-26)
- Um surdo e mudo (Marcos 7:31-37)
- Mais autoridade do poder de Deus seguido de imposição de mãos. Uma mulher paralítica (Lucas 13:11-13)
- Jesus arrebentou com os doutores da lei e com os fariseus quando curou um homem hidrópico (Lucas 14:1-4)
- Dez leprosos (Lucas 17:11-19)
- Mais uma imposição de mãos seguido da palavra. O servo do sumo sacerdote (Lucas 22:50-51)
- Agora um verdadeiro exemplo que só buscando o poder de Deus e sua Palavra que nós nos sentimos estimulados na fé. O Filho de um oficial do rei (João 4:46-54)
- O paralítico do tanque de Betesda (João 5:1-9)
Agora só para acabar de vez com esse tal "Ponto de Contato" e provar que não é por intermédio de objetos que agiremos de forma sobrenatural, podemos lembrar das ressurreições mediante a fé na Palavra e em Jesus Cristo. Eu não me importo de ser repetitivo, mas é importante que o irmãos leitores fixem bem como realmente as igrejas de hoje devem agir.
- A filha de Jairo (Mateus 9:18-19;23-25)
- O filho da viúva de Naim (Lucas 7:11-15)
- Lázaro, como citamos acima (Lucas 7:11-15)
Lucas 4:32 " E admiravam-se da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade. "
João 7:16 -18 " Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, ma o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça."
Efésios 4:14 " para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. "
O que o povo precisa é justamente o que Jesus dava em seu ministério terreno, além de curas e libertações, muita Palavra, constantemente Jesus instruía seus apóstolos e seus discípulos. Uma das palavras mais edificantes de Jesus foi a pregação do Sermão da Montanha, isso sim nos acrescenta cada vez mais fé. Mas os líderes de hoje não pensam assim, preferem fazer com que o povo viva como Tomé, tem que ver e pegar para crê. Isso não passa de decadência espiritual e apostasia. Sabe por que?
Se os irmãos prestarem bastante atenção na interpretação deste texto que se segue, poderão perceber que "Ponto de Contato" é provado através das escrituras como Heresia e Apostasia, pois Paulo era um grande pregador da Sã Doutrina e escreveu em sua 1 epístola pastoral a Timóteo o seguinte:
1 Timóteo 4:1-2;5
1 Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, 2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,
Apostasia
Abjuração;
Deserção da fé;
Mudança de crença;
Renunciar a doutrina;
Desertar a religião que antes professava. (Dicionário Silveira Bueno)
Prestem a atenção que esta explicação é muito importante!
Paulo fala que alguns apostatarão da fé. Mas o que significa fé? Falamos acima... "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1). Uma vez que fé é a prova das coisas que não se vê, e as igrejas hoje pregam um despertar da fé dos membros em coisas materiais (objetos), se torna claramente uma Heresia (ensinamento contrário a Palavra de Deus), e ao mesmo tempo uma Apostasia, porque estão renunciando a doutrina de Cristo, não foi isso que Ele nos ensinou? O próprio Senhor Jesus disse a Tomé: - "Porque me viste Tomé, creste; bem-aventurado os que não viram e creram!" (João 20:29)
Hoje o povo é doutrinado completamente ao contrário. Tendo fé baseada nas coisas que se podem ver e tocar e a autoridade da Palavra deixada de lado. Isso não é realmente apostasia? Logo no final deste texto, no versículo 5, Paulo diz mais uma vez que é pela Palavra e pela oração, que toda criatura é santificada.
1 Timóteo 4:5 " porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada. "
A "BASE" QUE OS HEREGES USAM À LUZ DA HERMENÊUTICA
Irmãos, muito cuidado ao interpretar estes textos que você lerão abaixo! Ore a Deus, esteja em plena comunhão com Ele, além do mais nunca se esqueça da maravilhosa regra de Hermenêutica que diz:
"Dependa da fé salvadora e do Espírito Santo para compreensão e interpretação da escritura" Princípios de Interpretação Bíblica Regra n 3
A fé salvadora pela a ação do Espírito Santo, elementos que só o crente possui, ele deposita a fé incondicional naquilo que a Escritura diz, ainda que a mesma possa parecer um absurdo ao homem natural. Pois citaremos aqui alguns métodos utilizados pelos profetas, apóstolos, discípulos e até mesmo por Jesus em seus respectivos ministérios. Sabemos que a Bíblia, quando mal interpretada, é a maior fonte de heresias que existe, pois a maioria partem dela, mas apesar disto iremos citar somente 4 textos usados, por vezes, como "base" para o "Ponto de Contato". São eles:
Atos 19:11-12 " E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias, de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saiam. "
Líderes espirituais desinformados usam este texto para defender a distribuição de objetos dentro das igrejas partindo do pressuposto que Paulo também distribuiu e que nós devemos ser imitadores de Paulo assim como ele é de Cristo (1 Coríntios 11:1), com isso, podem tranquilamente distribuir objetos que na verdade só tem a dividir a fé das pessoas e gerar uma igreja fraca e frágil às investidas do diabo. Diga-se de passagem que isso é maligno e provém de pastores acomodados com relação ao estudo sistemático da Palavra de Deus.
A correta e verdadeira interpretação deste texto é a seguinte:
Primeiro iremos ler este versículo na forma gramatical, usando as reais concordâncias que o texto possui, pois a Hermenêutica diz:
"A Escritura tem somente um sentido, e deve ser tomado literalmente" Princípios Gramaticais de Interpretação Regra n 1
A interpretação literal, no contexto, é a única interpretação verdadeira, pois se a bíblia não diz aquilo que ela declara, que prova existem que ela diz o que os interpretes alegam que ela diz?
Temos também a seguinte regra:
"Você precisa compreender gramaticalmente a Bíblia, antes de compreendê-la teologicamente" Princípios Teológicos de Interpretação Regra n 1
Melhor explicando esta regra de interpretação teológica do texto das Escrituras, quero dizer que você precisa entender o que diz a passagem na nossa linguagem, antes de poder esperar entender o que ela quer dizer, isto é, o seu sentido, sua mensagem. Concluindo:
- Você deverá compreender, o que diz uma passagem, antes mesmo de extrair dela quaisquer conclusões doutrinárias.
Bom, já que os irmão tomaram algumas doses da vacina "anti-herege", iremos agora interpretar o que realmente Paulo, mediante o Espírito Santo, queria nos passar em Atos 19:11-12 com relação as suas vestes.
1) Vers. 11 - E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia maravilhas extraordinárias,
"Pelas mãos de Paulo" se encontra entre vírgulas dando uma parada na leitura como forma de dar ênfase que as maravilhas, a princípio, eram feitas através de suas mãos, ou através dele (Paulo). Os aventais não tinham e nem foram atribuídos a eles poderes algum.
2) Vers. 12 - de sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saiam.
A expressão "de sorte" e "se levavam" é uma prova que Paulo não distribuiu nada para ninguém, os aventais eram levados involuntariamente, ao contrário de como é feito nas igrejas evangélicas hoje. Mesmo porque nós não podemos imaginar coisas que o texto não diz. Se forçássemos a imaginar que Paulo distribuiu pedaços de suas vestes estaríamos caindo em um profundo erro teológico chamado "Alegorizar" que significa fantasiar o texto sendo que o mesmo não permite este tipo de imaginação.
Bom, usamos o único sentido do texto bíblico e interpretamos antes de mais nada, a Bíblia gramaticalmente. Não forçamos em nada a harmonia e veracidade da Palavra de Deus. Mas se mesmo assim não for suficiente para, pelo menos, despertar um pouco de humildade e amor ao Evangelho por parte dos hereges, o que vem a seguir é para arrebentar. Vejamos:
"Uma doutrina não pode ser considerada bíblica, a menos que se resuma e inclua tudo o que a Escritura diz sobre ela" Princípios Teológicos de Interpretação Regra n 2
"Um ensinamento simplesmente implícito nas escrituras só pode ser considerado bíblico quando uma comparação de passagens correlatas o apóia" Princípios Teológicos de Interpretação Regra n 4
É incontestável que a supremacia das Escrituras Sagradas em relação a Hermenêutica, mas que ela dá uma grande dor de cabeça para os hereges, isso dá! Ainda mais que eu pergunto e desafio a qualquer um que está fazendo este abençoado estudo a me dizer onde nas Escrituras existe uma passagem que apóia ou está em conformação com a citada, baseando-se em distribuição de vestes? Heim!?!?!? Já que não existe, uma heresia a menos! "Ponto de Contato", não tem base bíblica, é apoiado em cima de uma passagem vista de forma grosseira ao ponto de dizer que Paulo estava distribuindo suas vestes e, com isso, despertando a fé de alguém. Quando aplicamos a hermenêutica não há heresia que fique de pé por muito tempo.
"Tadinha" das igrejas que vivem lotadas porque são porta larga!!! Só para ficarem sem saída os pastores e líderes que concordam com isso, veja agora.
"Os exemplos bíblicos só tem autoridade prática quando amparados por uma ordem que os faça mandamento universal" Princípios de Interpretação Bíblica Regra n 5
Eu gosto muito de aprender, por isso faço muitas perguntas, e vou fazer mais uma:
- Onde que Jesus deu alguma ordem para que nós também distribuíssemos objetos, sendo que nem mesmo Paulo distribuiu?
Exemplo: Será que devemos orar o conhecido "Pai Nosso"?
No Sermão da Montanha Jesus instruía aos seus discípulos a cerca das esmolas, oração e jejum. Momentos antes da oração Jesus disse o seguinte:
Mateus 6:9 " Portanto, vós orareis assim:... "
Aqui está a ordenança que faz com que o "Pai Nosso" seja orado por cada um de nós! Existe uma ordem de Deus. Orareis assim! Ou seja, façam assim!
Ao ler a bíblia, fica evidente que você não esta obrigado a seguir o exemplo de cada pessoa que protagoniza os acontecimentos nela encontrados. Por exemplo: o fato de Noé haver plantado uma vinha e ter se embriagado com o vinho do seu fruto, não indica que você tenha que fazer o mesmo.
Um exemplo bíblico pode ser rica fonte de aplicações à sua vida
Suponhamos que lendo o Evangelho, você encontre registrado que "tendo-se levantado alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava". Depois de pensar e orar, você sente que Deus quer que você comece o dia orando ainda de madrugada. Esta seria uma aplicação apropriada, que sem dúvida beneficiaria a sua vida espiritual. Contudo, tomar esta aplicação e tentar aplicá-la para outras pessoas, como se fosse um mandamento foge ao propósito bíblico. Evidentemente a Bíblia nos manda a orar, quando diz: "Orai sem cessar". Mas isto não significa que devemos orar ou principalmente bem cedo, de madrugada.
Da mesma forma não podemos utilizar os textos acima citados para fazer de cada um deles mandamentos e passar para toda a igreja, como única forma dela ser abençoada. Além de fugir dos padrões bíblicos acaba se tornando uma heresia e dividindo a fé do povo que deveria ser somente em Jesus e em sua Palavra com objetos, afastando cada vez mais o povo do verdadeiro evangelho tornando-as fracas, sem base para uma vida cristã sadia que é a vida fundamentada nas Escrituras.
E tal como esse maravilhoso texto de Atos 19:11-12 que foi desmascarado o tendo como "base" para o "Ponto de Contato" temos vários outros que eu deixarei para vocês amantes da Sã Doutrina treinarem um pouco mais de Hermenêutica Sagrada e dependerem cada vez mais do Espírito de Deus. Ai vai...
Isaías 38:21 " E dissera Isaías: Tomem uma pasta de figos e a ponham como emplasto sobre a chaga; e sarará. "João 9:5-7 " Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. Tendo dito isso, cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo o olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. "
2 Samuel 8:13 " Também Davi ganhou nome, voltando ele de ferir o siros no vale do Sal, a saber, a dezoito mil. Lembre-se: 1 Pedro 4:10 " Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. "

É multiforme graça. Deus usou nestes respectivos momentos esses recursos e não deu ordem para que ninguém fizesse, justamente para não se transformassem em misticismo e heresia.

Se você foi tocado pelo Espírito Santo a combater esta heresia que habita em nosso meio evangélico, junto com Deus, e com todos aqueles que amam o evangelho, prepare-se, pois você será julgado como desobediente e rebelde vão dizer também que você está fora dos propósitos que Deus tem para a igreja, que você está fraco na fé entre tantas coisas. Mas lembre-se que vários pastores, e, diga-se de passagem, a maioria dos mais consagrados do nosso meio, testemunham que também viveram esse tipo sofrimento, mas guarde sempre as palavras do Senhor ditas através de seus apóstolos...
João 16:33 " Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. "
2 Coríntios 1:7 " E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação. "
1 Pedro 4:13 " mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. "
Oro e agradeço a Deus pela vida de cada um dos irmão que terminaram de ler este estudo. Creio profundamente que o nosso Deus, que sonda e conhece os pensamentos e os corações dos homens, restaurará a vida de cada um no sentido de "achar" que conhece a verdade e realmente "conhecer" a verdade, que é uma coisa completamente diferente. Não cultive pensamentos humanistas dentro de seus corações e de suas mentes. Compare seus pensamentos com a Palavra de Deus partindo do princípio que ela tem superioridade e supremacia sobre qualquer mente humana, pois... "Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor" (Isaías 55:6).
Eu os amo muito em Cristo Jesus, do fundo do meu coração!!!
1 Timóteo 6:3-5 " Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais. "
Que toda honra e toda glória sejam sempre dadas ao Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e que mais uma vez Ele cresça e que eu diminua.
Louvo e agradeço a Deus pela bênção de me inspirar a fazer este estudo e defender os seu evangelho, pois:
2 João 1:9-10 " Todo aquele que prevarica (amedronta, acovarda) e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. "
No momento em que a igreja do Senhor Jesus mais precisa da verdade de sua Palavra, seus líderes estão gerando ovelhas cada vez mais doentes.
Que o Senhor te abençoe e te guarde... Que ele faça resplandecer o rosto Dele sobre ti... e tenha misericórdia de ti... Que o Senhor sobre ti levante o teu rosto e te dê a paz.
BIBLIOGRAFIA
Bíblia de Estudo Pentecostal (Fonte dos textos digitados no estudo) - Traduzida por João Ferreira de Almeida, revista e corrigida - 1995 - CPAD
Dicionário Bíblico Universal - Bukland, Ver. A. R. Bukland, M. A. - Editoras Vida - 1981
Princípios de Hermenêutica - Estudo e Compreensão da Bíblia - Raimundo F. de Oliveira - 2º Edição - EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus) - Campinas - SP
Dicionário Aurélio - Eletrônico versão 3.0 - Atualizado
Dicionário Silveira Bueno - Helena Bonito C. Pereira - Editora FTD S/A

3 comentários:

Anônimo disse...

Louvado seja DEUS, por sua vida é isso mesmo, chega de rosa branca, vermelha, pulseira, lenço; parece até macumba.

Anônimo disse...

Louvado seja DEUS, por sua vida é isso mesmo, chega de rosa branca, vermelha, pulseira, lenço; parece até macumba.

Meire disse...

Comentários como esse é pra nunca ser esquecido. Geralmente sou amaldiçoada aqui no meu blog.
Obrigado, volte sempre e continue comentando; discordar ou concordar é um direito do leitor.