segunda-feira, setembro 21, 2009

Na vida nem sempre vale o “tomou doril, a dor sumiu”

Na vida nem sempre vale o “tomou doril, a dor sumiu”

Uma noite dessas, cheguei tarde em casa depois de um dia exaustivo de trabalho. Estava muito cansada, com fome, pois não havia nem sequer tido tempo para almoçar, e com uma forte dor de cabeça. Tudo o que eu queria era tomar um analgésico que fizesse minha cabeça parar de doer em SEGUNDOS! Também, como não havia um jantar pronto à minha espera, precisava preparar algo que RAPIDAMENTE aplacasse minha fome, ou pelo menos aliviasse, porque o que eu queria era tomar LOGO um banho e cair na cama, de preferência JÁ dormindo. Abri a despensa e lá havia alguns pacotinhos de sopa instantânea, um pozinho sobre o qual era só derramar um pouco de água fervente e mexer por 15 segundos e PRONTO. Perfeito!
Este retrato instantâneo do cotidiano nos remete a refletir sobre algo muito sério. Vivemos numa sociedade de gratificações instantâneas: dietas que prometem emagrecer 4kg em uma semana, bastando tomar aquele chá; café, leite, sopas e macarrão instantâneos – do congelador para o microondas e para a mesa em 3 minutos; dinheiro instantâneo no caixa eletrônico e até almoçar fora é praticamente instantâneo com os restaurantes self service!

Então, não é de se admirar que muitos de nós estejamos procurando uma resposta instantânea para todos nossos problemas.
Mas restauração de fragilidades emocionais e falhas de caráter decorrentes de traumas vividos no passado distante ou recente, perdas afetivas não resolvidas, envolvimento em relacionamentos disfuncionais não têm como serem resolvidas instantaneamente. Leva tempo consertar uma vida toda de danos; não existem soluções imediatas, do tipo “tomou doril e a dor sumiu”. Mudar leva tempo. Exige paciência. Restauração é um processo.

Quando paramos de esperar alívio instantâneo, podemos passar a encarar a nossa restauração como um processo, feito de muitos “um dia de cada vez”. É um processo educativo, durante o qual teremos que desaprender maus hábitos e aprender novas atitudes, comportamentos sadios, a manter relacionamentos íntegros e saudáveis e, principalmente, aprender a esperar em Deus, o que certamente nos traz grandes recompensas. Isso nos permite permanecer calmos e confiantes, mesmo quando parece que não estamos alcançando nenhum progresso em nossa restauração. Ele nos dá forças para que não desanimemos e desistamos. Ao desenvolvermos fé paciente em Deus, aguentaremos firmes até final da corrida, sem jogar a toalha.
Para o quê você está buscando uma resposta instantânea? Como a procura de respostas instantâneas tem agravado seus problemas? Para o quê você está precisando esperar e confiar na ajuda de Deus?

O Senhor é bom para todos os que confiam nele. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do Senhor. (Lamentações 3:25,26)
Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais Ele fará. (Salmos 37:4)
Fonte: O Povo

Nenhum comentário: