quinta-feira, setembro 10, 2009

Festival Gay de Cinema em Lisboa Tem Dois Filmes Brasileiros

Brasil tem dois filmes inscritos em festival de cinema gay em Lisboa

da Efe, em Lisboa
Dois filmes brasileiros estão inscritos no Festival de Cinema Gay e Lésbico de Lisboa, chamado de Queer Lisboa, que ocorre de 18 a 26 de setembro na capital portuguesa.
"A Festa da Menina Morta", de 2008, é a estreia do ator Matheus Nachtergaele como diretor, e "O Signo da Cidade", também de 2008, dirigido por Carlos Alberto Riccelli e escrito e protagonizado por sua mulher, Bruna Lombardi, completa a participação brasileira na competição.
A primeira produção de Nachtergaele se passa nos anos 80 em uma pequena comunidade ribeirinha do Alto Amazonas, que anualmente celebra a Festa da Menina Morta.
O longa-metragem é definido como um belo e trágico conto sobre a natureza e a idolatria religiosa. No elenco, Daniel de Oliveira, Jackson Antunes, Cássia Kiss e Dira Paes.



Daniel de Oliveira atua em "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele; veja galeria de fotos do filme
Daniel de Oliveira atua em "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele; veja galeria de fotos do filme
Já o filme de Riccelli aborda a solidão, a busca pelos sonhos e desejos, os encontros e desencontros e as descobertas de homens e mulheres que vivem em São Paulo.
Aos poucos, o filme enreda a vida dos personagens por meio de uma astróloga que aconselha ouvintes anônimos de uma rádio. O fio condutor da história é a solidariedade.
Além de Bruna, participam dessa montagem Juca de Oliveira e Malvino Salvador.
Em sua 13ª edição, o festival exibirá ao todo 95 obras, entre ficção e documentários ao longo dos oito dias de projeções.
Em entrevista à agência Efe, o diretor e programador do festival, João Ferreira, elogiou o cinema brasileiro e admitiu a dificuldade de escolher os filmes, já que o país tem uma oferta cada vez maior relacionada ao tema.
Para o diretor do Queer Lisboa, o Brasil se destaca de outros países por apostar em histórias com tramas sobre homossexualidade também no circuito comercial.
"O cinema brasileiro investe em produções com grandes nomes, para o grande público, e nesse caso são artistas conhecidos não só no Brasil, mas também aqui em Portugal", comenta Ferreira.
É o caso das duas montagens que serão exibidas lá, que trazem nomes conhecidos do público português por causa das novelas, como Juca de Oliveira, Cássia Kiss e Dira Paes, todos citados por Ferreira.
O Queer Lisboa será realizado no cinema São Jorge e vai premiar o melhor filme, melhor ator e melhor atriz de longa-metragem e, ainda, o melhor documentário e curta-metragem.

 Fonte Folha Online

Nenhum comentário: