sábado, agosto 15, 2009

Com entendimento calcule o número da besta

Com entendimento calcule o número da besta
Por Caio Fábio
Apocalipse 13:18: O texto é seguinte: Aqui está a sabedoria. Aquele que tem entendimento calcule o número da besta, pois é número de homem. Ora, esse número é seiscentos e sessenta e seis.


Calvino achou que o Apocalipse era demais para a cabeça dele. Por isso, nunca o comentou. Nem tanto pelas dificuldades, mas por não crer que fosse útil. O mesmo aconteceu com a epístola de Tiago. O Reformador não conseguia reconcilia-la com a teologia de Paulo. Era um tempo no qual o pensamento ainda era em preto e branco. Não havia ainda a benção da síntese!

Entretanto, todos devemos admitir que o Apocalipse é muito mais que complicado. Ele não segue um padrão que possa ser trabalhado com uma única ferramenta hermenêutica.

Nele há de tudo um pouco: alegorias, arquétipos, história camuflada, geografias especificas que ilustram sistemas inespecifos, conteúdos do Evangelho transmitidos em linguagem mítica, expressões cabalísticas, uma total não seqüêncialidade narrativa; e, sobretudo, uma construção de sobreposições onde a compreensão só melhora se os textos se sobrepuserem como num sanduíche de transparências nas quais cada detalhe só faz sentido se visto de cima para baixo, na apreciação do todo.

Há muito mais no texto em epígrafe que se pode imaginar. Ninguém jamais produziu um comentário do Apocalipse que lhe faça jus. Sábio foi Calvino, que não se meteu a entendido!

Eu não incorrerei no erro de outros. Quando for escrever minha visão do Apocalipse me aterei à sua mensagem, não às suas profecias!

A sabedoria é saber entender que seiscentos e sessenta e seis é numero de homem. A besta carrega o número do homem em sua natureza. A besta é o homem, mesmo que um dia um homem lhe dê cara!

A história humana foi sempre feita de bestas!

Mesmo na presente guerra entre Saddanás e Bushbul o que se vê é o número da besta. Ninguém representa o Cordeiro nessa batalha!

Nos anos que se seguirão veremos um definição cada vez maior de quais serão os contornos e as definições que as bestas nos mostrarão. O surgimento do aparecimento do Falso Profeta que abençoará a Besta também será discernível. Para ser falso e ter poder de impressionar até aos eleitos, é porque tem cara de cordeiro, mas fala como leão!

Que horrendo privilégio! Viver numa época na qual até Calvino levaria o Apocalipse mais a sério!

Enquanto isto, a recomendação do Senhor no Apocalipse é uma só: Não adorem e nem se impressionem com nenhum besta e com nenhuma Besta. Seu perigo sedutor vem de sua oferta de Paz e Segurança para os habitantes da Terra. E mais: Não se impressionem com a ressurreição de personagens dados como mortos, desse susto virá a adoração. E por último: Não se deixem seduzir pela imagem. Afinal, um dos ardis da Era da Besta é o culto à Imagem.
Numa era de imagens, os bestas se impressionam e a Besta seduz almas humanas!


Para dizer isto não é preciso ser sábio. Basta ler o Apocalipse e não ser besta!

O número da Besta é número de homem. Não sei quem é a Besta, mas vejo muitas bestas exibindo seu número de arrogância e controle estampado em suas faces. Portanto, não seja um manipulado e não seja seiscentos e sessenta e seis!

8 comentários:

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

É impossível entender o propósito de Deus para a história sem a profecia bíblica
Deus declarou:

“Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei” (Is 46.9-11; cf. Is 14.24,26-27).

http://www.beth-shalom.com.br/artigos/estudar_profecia.html


http://www.chamada.com.br/mensagens/valor_profecia.html

Helen Araújo disse...

já havia lido esse texto. É muito bom! Gostei especialmente da parte que diz que esperto foi Calvino que não se meteu a "entendido" e deixou o Apocalipse de lado... Melhor do que criar uma interpretação qq, e dar oportunidade para uma possível heresia, mesmo que sutil, cmo acontece muito hj.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Recorrendo a seu excelente conhecimento de grego e hebraico e a seu TREINAMENTO PROFUNDO NA FILOSOFIA HUMANISTA, Calvino produziu comentários sobre todo o NT, exceto 2 e 3 João e Apocalipse, sobre o Pentateuco, Josué Salmos e Isaías... Todo o trabalho exegético de Calvino é marcado por um lado pela brevidade e, por outro, pela modéstia... Ele também não hesitava em dizer que não entendia algumas passagens da Bíblia. Por exemplo, a respeito da implicação de Atos 1 para a segunda vinda de Cristo, ele declarou: “È melhor deixar intocado o que eu não consigo explicar”, um reconhecimento franco de suas próprias limitações ante o mistério das Escrituras.(Teologia dos Reformadores pg 187)

Pelo menos Calvino é mais sincero do que seus seguidores, não compreendia que Jesus voltaria, (coisa que hoje, qualquer criança entende o que sobre isso está escrito em Atos 1)

Não creio que o problema dos seus seguidores seja a falta de sinceridade, mas sim, o medo do juízo final., de estar cara a cara com o Senhor Jesus. Chamar o homem, criatura de Deus, de besta! Eles sabem o que lhes está reservado e querem arrastar tantos quantos poderem levar, para onde vão!

Jesus disse: “Eu, porém, vos digo que qualquer que sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raça será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.”

“Bem-aventurado ‘aquele que LÊ, e os que OUVEM as palavras dessa PROFECIA e GUARDAM AS COISAS QUE NELA ESTÃO ESCRITAS; PORQUE O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO.” (APOCALIPSE 1.3)

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas... Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, SE ALGUÉM TIRAR QUAISQUER PALAVRA DO LIVRO DESTA PROFECIA, DEUS TIRARÁ A SUA PARTE DA ÁRVORE DA VIDA E DA CIDADE SANTA, que estão escritas neste livro. Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém! Ora, vem Senhor Jesus!

Anônimo disse...

Calvino tentou transformar Genebra num Estado de fé calvinista. Queria criar uma teocracia - forma de governo em que a autoridade, emanada dos deuses ou de Deus, é exercida por seus representantes na Terra. Assim, estabeleceu leis que foram dirigidas por suas doutrinas religiosas, abriu escolas, estimulou o comércio exterior, proibiu jogos de azar, alcoolismo, danças e outros.
Perseguia seus opositores e defendia a pena de morte a hereges. Mandou queimar Miguel Serveto, que era um médico contrário às suas doutrinas. Jacques Gruet foi decapitado, acusado de blasfêmia. Entre os anos de 1542 e 1546 havia em Genebra vinte mil pessoas apenas. Dessas, cinqüenta e sete foram executadas, sessenta e seis banidas e um número incalculável de encarceramentos. Todos esses casos foram por motivos religiosos.


PORQUE ESSA PARTE DA HISTÓRIA É ESQUECIDA?

A quem devemos procurar entendimento e seguir: Calvino, Caio Fábio, ou a Jesus?

Meire disse...

"LABAREDAS DE FOGO"
Calvino teve o cuidado que muitos hoje não tem. Falar apenas do que ele entendia sobre a Palavra.

Meire disse...

Helen Araujo
Hoje estão criando várias interpretações para os textos bíblicos para seu "bel" prazer...

Meire disse...

Sr. Anônimo
Em nenhum momento coloquei que Calvino, Caio Fábio ou qualquer outra pessoa é infalível, nem nos meus tempos de católica cri nessa mentira da infabilidade papal.
O texto trata apenas sobre a sabedoria de escrever sobre o que se tem conhecimento.

Por favor, identifique-se para que possamos trocar idéias de forma mais justa, pois, eu coloco aqui textos que eu escrevo ou de outros autores, porém todos estão assinados.

"LABAREDAS DE FOGO" disse...

Amada irmã Meire.

"Contra os fatos não há argumentos". a vida e a obra de Calvino nos demonstram conclusivamente que ele não poderia estar sendo guiado pelo Espírito Santo.

Jesus nos ensinou que o Espírito Santo nos guiaria por toda a verdade.

Além do Espírito Santo temos a Palavra de Jesus de uma forma bem clara que não precisa de entendimento, mais sim de crer. Ela contradiz totalmente o texto do Caio